Município credencia 60 beneficiários do programa Bolsa Família para cursos de caráter profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec/IFRN

SECRETARIA DA ASSI SOCIALA Secretaria de Assistência Social está dando total apoio aos matriculados

O município de Areia Branca matriculou 60 pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) para qualificação profissional no Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica e ao Emprego (Pronatec) por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Os cursos oferecidos são para Auxiliar Administrativo, Ajustador Mecânico, Torneiro Mecânico, Operador de Sonda, Eletricista Predial e Auxiliar de Instalações Hidráulicas.

No sentido de efetivar o processo de credenciamento dos estudantes, no ultimo dia 23 houve um encontro formativo com os estudantes. Sexta-feira, 26, será feita a avaliação psicossocial, às 13h30, no IFRN Campus de Mossoró, sendo que a aula inaugurados cursos acontecerá no dia 8 de novembro.

De acordo com um comunicado da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, os estudantes matriculados receberão auxílio transporte e alimentação fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A prefeitura, via Secretaria de Assistência Social, realizou a pré-matrícula dos estudantes, além de apoiar e atender a turma nesse primeiro momento com transporte para efetivação do cadastramento em Mossoró.

Segundo o comunicado, a secretaria registrou 274 pré-matrículas feitas no órgão, sendo nessa primeira fase 60 contemplados. Os demais inscritos deverão aguardar a segunda fase de expansão do programa, que de acordo com o MEC estão garantidas, pois as vagas serão ampliadas.

Em Areia Branca estão sendo ofertados sete cursos do Pronatec. De caráter profissionalizante, as qualificações são direcionados aos jovens e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família e adolescentes em conflito com a lei e inseridos no Cadastro Único dos Programas Sociais (Cadúnico).

Os cursos ofertados são gratuitos e fazem parte da estratégia de promover a inclusão social por meio da qualificação profissional. Com a iniciativa, o município permite oferecer acesso à qualificação aos beneficiários dos programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *