Luciano Oliveira - [email protected]

Milla Sofia é descrita como uma "garota virtual de 24 anos", o que não impede que seguidores interajam como se ela fosse real

Influenciadora criada por inteligência artificial recebe elogios apaixonados de fãs: “Você é linda”

Milla Sofia é descrita como uma “garota virtual de 24 anos”, o que não impede que seguidores interajam como se  fosse real

Do R7

A modelo acima é Milla Sofia, uma garota de 24 anos que mora em Helsinque, capital da Finlândia. Nas redes sociais, a influenciadora se especializou em fotos tiradas em lugares turísticos e badalados — basicamente o que centenas de influenciadoras fazem. Nos comentários deixados no Twitter e Instagram, os fãs a elogiam. Mas tem um detalhe: Milla não existe, é fruto de inteligência artificial

No perfil de Milla a natureza virtual dela é deixada clara: “Sou uma criação de IA”, informa.

A revelação de que se trata de uma modelo inteiramente virtual não impede que fãs comentem e interajam como se ela fosse real.

“Uau, olhe para você, tão linda com um sorriso lindo”, escreve um dos seguidores dela no Twitter, em reação a uma foto “tirada” em Santorini.

“Bem, você fica fabulosa vestindo qualquer coisa, tenho certeza. Você é uma linda jovem”, escreve outro.

Como estamos na web, é difícil saber até que ponto os comentaristas estão apenas fantasiando nos comentários, ou realmente acreditam estar diante de uma modelo genuína ao não ler a descrição do perfil.

O caso de sucesso de Milla levanta diversas outras questões que só serão respondidas nos próximos anos. Qual a diferença de uma influenciadora que falsifica viagens e uma contraparte completamente digitalizada?

Serão essas modelos de IA apenas um próximo passo na cultura de filtros que transformaram totalmente o rosto humano?

É bem possível que veremos uma explosão de conteúdo do tipo, principalmente enquanto tecnologias de voz e vídeos gerados por IA — os chamados deepfakes.

Fotos: Reprodução/Instagram/@millasofiafin

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade