Luciano Oliveira - [email protected]

Gilmar Mendes será empossado como ministro titular do TSE na vaga anteriormente ocupada pela ministra Carmem Lúcia

0

Ministro Gilmar Mendes assume o comando do TSE pela terceira vez  

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, será empossado nesta quinta-feira, 13, como ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na vaga anteriormente ocupada pela ministra Carmem Lúcia. Esta será a sua terceira passagem pela Corte Eleitoral, onde foi empossado pela primeira vez em 2003 e exerceu a Presidência em 2006. Desde 2012, o ministro Gilmar Mendes vinha desempenhando a função de ministro substituto neste Tribunal.

Natural de Diamantino, em Mato Grosso, o ministro Gilmar Mendes ocupa uma das cadeiras do Supremo Tribunal Federal desde 2002, corte que presidiu de 2008 a 2010. Antes de ingressar no STF, ele foi procurador da República e advogado-geral da União, e também atuou por vários anos como professor de Direito na Universidade de Brasília, instituição em que se formou mestre em Direito e Estado.  Atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República de 1996.

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), embarcou para Brasília às 13h e às 19h, a Chefe do Executivo potiguar prestigia a posse do ministro Gilmar Mendes no TSE. Rosalba Ciarlini retorna ao Estado  na manhã desta sexta-feira, 14.

Com a posse do ministro Gilmar Mendes, que ocorrerá na sessão plenária desta quinta, os ministros efetivos do TSE passarão a ser:

Ministro Marco Aurélio (STF) – presidente
Ministro Dias Toffoli (STF) – vice-presidente
Ministro Gilmar Mendes (STF)
Ministra Laurita Vaz (STJ)
Ministro João Otávio de Noronha (STJ)
Henrique Neves da Silva – advogado
Luciana Lóssio – advogada

* Com informações do TSE

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade