Luciano Oliveira - [email protected]

Dilma faz pronunciamento e diz que irá convidar governadores e prefeitos para discutir pacto pela melhoria dos serviços públicos

dilma-rousseffEm pronunciamento, Dilma Rousseff anuncia pacto em torno da melhoria dos serviços públicos

Em pronunciamento de dez minutos em cadeia nacional de rádio e televisão nesta sexta-feira, 21, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que irá convidar governadores e prefeitos de todo país para “somar esforços” e discutir um pacto para a melhoria dos serviços públicos nas áreas de saúde, educação e transporte. “Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos”.

O pacto, segundo a presidente, terá três focos: um Plano Nacional de Mobilidade Urbana para privilegiar o transporte coletivo; a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação e trazer “de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O pronunciamento de hoje da presidente acontece após uma série de reuniões com ministros no Palácio do Planalto nesta sexta. A fala foi gravada durante a tarde e teve duração de 10 minutos. Ela condenou a violência “promovida por uma pequena minoria”, que “envergonha o Brasil”.

A mandatária afirmou ainda que o governo federal pretende elabora um Plano Nacional de Mobilidade Urbana para privilegiar o transporte coletivo.

Protestos

1Dilma pediu que os manifestantes façam seus protestos de maneira “pacífica e ordeira”

No início do pronunciamento, a presidente comentou a onda de protestos que levou, só ontem, mais de 1 milhão de pessoas às ruas do país. “Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas.”

Dilma criticou, no entanto, a violência de “pequenas minorias” em alguns dos protestos. “Se deixarmos que a violência nos faça perder o rumo, estaremos não apenas desperdiçando uma grande oportunidade histórica, como também correndo o risco de colocar muita coisa a perder.”

Ela pediu que os manifestantes façam seus protestos de maneira “pacífica e ordeira”. “Os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo. (…) Mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira.”

“O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos”, completou.

“Não podemos conviver com essa violência que envergonha o Brasil. Asseguro a vocês: vamos manter a ordem.”

Copa do Mundo

1Dilma disse que o dinheiro gasto com arenas, é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e governos que estão explorando estes estádios

A presidente também usou parte do pronunciamento para falar sobre a Copa do Mundo de 2014, um dos focos de protesto dos manifestantes.

“Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com arenas, é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e governos que estão explorando estes estádios.”

“Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a saúde e a educação.”

Ela pediu que os brasileiros sejam hospítaleiros com os visitantes que devem vir ao país para o evento. “Precisamos dar aos nossos povos irmãos a mesma acolhida generosa que recebemos deles. Respeito, carinho e alegria. É assim que devemos tratar os nossos hóspedes”. (Com informações do UOL, em Brasília).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade