Luciano Oliveira - [email protected]

Rosimeire Monteiro Oliveira (centro) recebendo o título das mãos da prefeita Iraneide Rebouças e da autora da homenagem, vereadora Fátima Luz

Deficiente visual de Areia Branca que estuda na Uern é homenageada por Fátima Luz

Rosimeire Monteiro Oliveira (centro) recebendo o título das mãos da prefeita Iraneide Rebouças e da autora da homenagem, vereadora Fátima Luz

A solenidade de entrega de honrarias a diversas personalidades realizada pela Câmara Municipal de Areia Branca na sexta-feira, 16, teve um momento especial protagonizado pela vereadora Fátima Luz (PSDB). Entre os seus oito homenageados, estava a deficiente visual Rosemeire Monteiro de Oliveira, de Areia Branca.

Rosemeire foi agraciada por Fátima Luz com o Título de Cidadã Areia-branquense por ser um exemplo de superação e autoestima. A deficiência visual não impediu que a homenageada frequentasse a escola, fosse aprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2015) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Hoje, Rosemeire está concluindo o curso de História, na Uern, em Mossoró. Primeiro, cursou Filosofia, que foi o curso escolhido à época. Por pouco não ingressou em Direito, que foi sua segunda opção de curso no Enem. Depois, “cambou” para História, em fase de conclusão.

Antes de ser eleita vereadora, Fátima Luz construiu uma história de quase quatro décadas como profissional da educação. Nesse percurso, deu honrosa contribuição para que pessoas do município com algum tipo de deficiência, conquistassem direitos e descobrissem novos horizontes.

Rosemeire na época do Ceeslauva, dando seus  primeiros passos rumo ao ensino superior (Foto: Arquivo)

A história de superação de Rosemeire tem muito a ver com o trabalho desenvolvido por Fátima Luz como coordenadora do Centro de Educação Especial (Ceeslauva) de Areia Branca. A futura historiadora foi descoberta pelo Centro por meio das atividades da “Tarde de Convivência”, que era uma das atividades voltadas à comunidade.

Num desses encontros, Fátima Luz e sua equipe convencerem Rosemeire a voltar à escola, garantindo total apoio à mesma.

Depois de uma permanência no Ceeslauva, Rosemeire foi para a Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz, onde concluiu o segundo grau e iniciou sua caminhada (de sucesso) rumo ao ensino superior.

Ao conceder a cidadania areia-branquense à ex-aluna do Ceeslauva, a vereadora Fátima Luz não escondeu a emoção, por considerar que mais que uma homenagem, seu gesto é um incentivo para que pessoas que se sentem incapazes, saiam do comodismo e vão à luta. “A vida ao nosso redor é cheia de possibilidades, corra atrás dos seus sonhos. Você só se descobre capaz, quando testa seus próprios limites”, destaca a parlamentar.

Homenageados

Além de Rosemeire Monteiro de Oliveira, mais sete pessoas com reconhecida contribuição para o enriquecimento da história e do desenvolvimento do município, receberam títulos de cidadania areia-branquense concedidos por Fátima Luz. Confira:

Francisco Wanderson de Mendonça – Cidadão Areia-branquense

Rosemeire Monteiro Oliveira – Cidadã Areia-branquense

Antonia Maria de Souza Sales – Cidadã Areia-branquense

Isis Kochodisky da Silva – Cidadã Areia-branquense

Flávio Henrique da Rocha Silva – Cidadão Areia-branquense

Selma Maria Bezerra Jerônimo – Cidadã Areia-branquense

Iara Marques de Medeiros – Cidadã Areia-branquense

Edilma Garcia Moura da Silva – Cidadã Areia-branquense

Fotos: Canal Areia Branca e Assessoria Parlamentar

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade