Apesar de não considerar o local o mais adequado para instalação do Restaurante Popular de Areia Branca, o vereador Aldo de Oliveira Dantas (foto) torce no sentido de que o benefício seja efetivado ainda no decorrer deste mês. O novo local escolhido para instalação do restaurante é o prédio da antiga Pizzaria Sabor da Terra, na rua Coronel Liberalino, área classificada como nobre.
Antes, uma comissão designada pelo Governo do Estado, responsável pela implantação do Restaurante Popular, esteve em Areia Branca e se decidiu por um imóvel onde funcionou o Mercadinho Santa Luzia, no bairro Nossa Senhora dos Navegantes, um dos mais populosos e onde concentra um grande número de famílias de baixa renda.
Ficou tudo acertado que ali seria instalado o empreendimento, mas dias depois a mesma comissão anunciou que o local estava descartado, o Restaurante Popular seria montado na estrutura do Sindicato dos Salineiros. Mas o prédio é alvo de uma disputa jurídica e por conta disso, a Justiça não liberou o imóvel para o fim desejado.
Assim, surgiu o prédio da antiga pizzaria (foto), que possui uma boa estrutura física e tem como inconvenientes a falta de espaço externo para acomodar os usuários (de início, mais de 500 diariamente) e estar localizado no centro da cidade, próximo à Câmara Municipal e ao Hospital/Maternidade Sara Kubitschek, que funciona provisoriamente no prédio da antiga Pousada Porto do Sal, em razão da sede da unidade de saúde estar sendo ampliada.
Mas considerando que o grande problema na cidade é a falta de um local adequado para instalar o benefício, a torcida agora, por parte das autoridades municipais e da comunidade, é pelo funcionamento o quanto antes, do restaurante popular. Na terça-feira, 8, o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), deu uma boa notícia: a precisão do Governo do Estado é inaugurar a unidade local do “barriga cheia” até o final deste mês. “O benefício chega numa boa hora, sintetiza o vereador Aldo Dantas, autor do projeto reivindicando o Restaurante Popular de Areia Branca.
O programa Restaurante Popular tem por finalidade fornecer alimentação saudável e nutritiva a preço acessível à população de menor renda do município. Em Areia Branca fornecerá 500 refeições por dia, ao preço de R$ 1,00.