Luciano Oliveira - [email protected]

Respirador e outros equipamentos sem uso, há 10 anos

Vereadores encontram respirador de UTI encaixotado desde 2010 em hospital de Grossos

Respirador e outros equipamentos sem uso, há 10 anos

Enquanto muitas pessoas estão morrendo pela Covid-19 por falta de respiradores nas unidades de saúde, no Hospital Municipal Flaviana Jacinta, em Grossos, tem o equipamento, mas não funciona. Ou melhor, o respirador de UTI existe, mas ainda está encaixotado, do jeito que foi entregue pelo fornecedor em 2010 , ainda no governo da saudosa Wilma de Faria.

Os vereadores Clorisa Linhares e Alexandre Paiva constataram a veracidade das informações acerca dos equipamentos abandonados no hospital 

“Grossos amanheceu assim. As pessoas estão indignadas com a descoberta de que o hospital possui um respirador de UTI encaixotado, desde 2010. Meu Deus, quanta crueldade do prefeito e dos ex-prefeitos que fecharam os olhos criminosamente”, declarou em tom de revolta a vereadora Clorisa Linhares (PP), que relatou o fato em suas redes sociais.

Indignada, Clorisa Linhares interroga quantas vidas precisaram do respirador e ele embalado numa caixa por falta de ação do poder público. “Até mesmo de ex-candidata a prefeita, que se diz candidata de novo, que já foi vereadora, e também silenciou. É desumano”, lamentou.

Nesta sexta-feira, 1º de maio, Clorisa ao lado do vereador Alexandre Paiva (PL) foi checar a informação e constatou que é verdadeira. “Vimos todos os equipamentos, e o respirador lá, em caixa. De cortar coração. Estamos vivendo momentos difíceis, com o avanço do coronavírus sobre as pessoas, e o respirador é o equipamento mais necessário na fase aguda da doença, evitando a morte. É verdade, Grossos. Temos respirador e outros equipamentos encaixotados”, afirmou.

A vereadora disse ainda que Grossos passa vergonha porque há anos está sendo conduzido por grupos que praticam apenas a política do interesse próprio, deixando a população à mercê da sorte. “Há 45 dias estamos em quarentena, lutando para que as unidades de saúde tenham condições de atender, com respirador e equipamentos de segurança para os profissionais de saúde, e o prefeito além de dar o silêncio como resposta, e mais, mesmo sabendo da existência do respirador não o colocou em funcionamento. Grossos não aceita mais que determinados políticos ajam ao bel prazer dos seus interesses, abandonando a população e sucateando a máquina pública”, arremessou Clorisa.

A vereadora concluiu dizendo que Prefeitura de Grossos se abarrotou com quase R$ 2 milhões depositados na conta do município na semana passada e questionou o que foi feito para equipar o hospital, a maternidade, as unidades de saúde, ao combate ao coronavírus, dar às pessoas mais carentes os meios necessários para sobrevivência nesse momento de crise, como alimento e medicamento? “O povo quer respostas! O povo quer ação e tem de ser logo, para ontem. A pandemia não vai esperar pela irresponsabilidade do prefeito. Estamos cobrando e vamos agir firmemente”, finalizou.

O site tentou contato com a direção do hospital citado e com pessoas próximas do prefeito José Maurício da Silva, “Mauricinho” (MDB), para falar sobre o assunto, mas até a postagem da matéria ninguém havia se pronunciado.

Fotos: Cedidas 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade