
A prefeita de Areia Branca, Lidiane Garcia (PMN), está dando importante contribuição para o Lions Clube de Areia Branca ampliar sua atuação no município, por meio de projetos e ações voltados para a comunidade.
Nesta terça-feira, 13, foi aprovado à unanimidade dos vereadores presentes na sessão ordinária da Câmara Municipal de Areia Branca, Projeto de Lei Complementar oriundo do Executivo que estabelece a doação de um terreno situado no conjunto Santa Amália, na praia de Upanema, destinado à construção da sede própria do núcleo local do Lions Clube.
Antes da votação o projeto foi lido em plenário pelo presidente da Casa, vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PP), que destacou a importância da entidade que desenvolve importante trabalho de cunho social, no município.
Na sequência, o presidente concedeu a palavra ao secretário do Lions Clube, Jean Nascimento, que fez uma breve explanação sobre a atuação do clube que está presente em mais de 200 países, sendo a maior instituição de serviços sociais do mundo, sem fins lucrativos. Todos que integram a instituição trabalham voluntariamente.
Além do secretário Jean Nascimento, representaram o Lions local na sessão do Legislativo o presidente do núcleo da instituição no município, advogado Pedro Araújo; diretora social, Katiana Nascimento; e o tesoureiro, Kiko Noronha. Eles parabenizaram os vereadores pela aprovação do projeto, destacando que a doação do terreno é de grande valia não só para o Lions, mas também para toda comunidade areia-branquense.
Segundo a direção do Lions Clube, assim que os documentos relacionados ao terreno estiverem prontos, a partir da sanção do projeto pela prefeita Lidiane Garcia, a entidade começa a busca de recursos para o início imediato da construção de sua sede própria. O termo de doação institui um prazo de dois anos para o Lions fazer uso do terreno, conforme os fins especificados. Se neste período, nada for feito, o terreno volta a se integrado ao patrimônio da prefeitura.
Atuação

Instituído no município em 2014, nesses dois anos o Lions Clube já realizou importante trabalho voltado para a área social. Uma maneira de angariar recursos para promover ações junto à comunidade, é a realização de eventos festivos. Em maio, promoveu um baile beneficente que possibilitou a entidade destinar R$ 8 mil da arrecadação para a Fundação de Apoio ao Idoso – Rita Fernandes de Souza.
O núcleo local do Lions possui um banco de cadeiras de rodas que são emprestadas aos portadores de deficiências sem condições de adquirir o equipamento. “Essas pessoas utilizam as cadeiras o tempo que for necessário, depois as mesas são recuperadas e repassadas para outros necessitados”, explica Jean Nascimento, acrescentando que o clube desenvolve ainda um sopão comunitário com distribuição mensal em diferentes bairros da cidade.
Fotos Luciano Oliveira