Luciano Oliveira - [email protected]

Vereadora que só teve o próprio voto na eleição de 2012 assume vaga; era a sétima suplente da coligação

0

Veridiana Pasini  foi empossada vereadora no último dia 3

Por cerca de um mês, a Câmara Municipal de Coronel Pilar, na Serra do Rio Grande do Sul, terá uma vereadora que obteve apenas um voto na eleição de 2012, o dela própria. Veridiana Bassotto Pasini (PTB) era a sétima suplente da coligação com o PP e PMDB, e na quarta-feira da semana passada, assumiu a vaga.

“É a importância do valor de um voto. Hoje ninguém mais quer ter o compromisso de votar, dizem que não faz diferença, mas faz muita”, diz a vereadora.

O titular da coligação é Luciano Contini (PMDB), que se afastou do cargo por 60 dias. A suplente Iraci Moresco Zanatta (PMDB) assumiu por um mês, mas também precisou se afastar. “Os outros estavam com compromissos, e alguns conseguiram a transferência de título, estavam aqui e se transferiram para Garibaldi”, explicou a parlamentar.

Ela deve ficar no cargo até o início de outubro, quando Zanatta retorna ao parlamento. “Vai ser um período curto para se fazer um trabalho, mas vou ver a demanda do município, das pessoas, e tentar ajudar na medida do possível”, afirma.

Casada com o presidente do PTB no município, Luiz Carlos Pasini, a vereadora diz que se candidatou apenas para ajudar o partido a preencher as cotas para mulheres. Entre os nove vereadores eleitos, apenas duas são mulheres, Juliana Veronese Vieceli (PP) e Adriana Rossi Mattei (PDT). O número aumentou para três com as duas suplentes de Zanatta.

“Agora um terço da Câmara é de mulheres, e temos de divulgar a força feminina. Estamos conquistando um bom espaço”, declarou.

Veridiana ainda não tinha em mente alguma proposição para a sessão plenária marcada para esta quarta-feira, 10, mas já pensa no futuro. A próxima candidatura poderá não ser apenas para preencher cota. “A partir dessa experiência de agora, de repente mudam as ideias”, cogita.

Coronel Pilar tem cerca de 1,7 mil habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE. O vereador mais votado, Vandemir Pilatti (PDT), teve 120 votos. Os últimos entre os titulares, Fabiano Ferrucio Sabei e Adriana Rossi Mattei, ambos do PDT, tiveram 83 votos. Lourenço Delai (PDT) se elegeu prefeito com 975 votos.

Fonte: G1/RS

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade