
A vereadora Fátima Luz (PSDB) comemorou a aprovação, na Câmara Municipal de Areia Branca, do Projeto de Lei que autoriza o município a pagar o piso salarial nacional no valor de R$ 2.424,00, equivalente a dois salários mínimos, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate as Endemias (ACE).
O projeto foi encaminhado à Câmara pela prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) para ser aprovado em regime de urgência, já que a categoria passará a receber o piso nacional a partir deste mês de julho.
Como a Câmara está em recesso, houve convocação extraordinária, por parte do Executivo, tendo o presidente da Casa, Alderí Batista de Souza (PSDB) convocado a sessão extra para a quarta-feira, 20, quando o projeto foi aprovado à unanimidade.
Para a vereadora Fátima Luz, que participou ativamente de todas as reuniões e debates que resultaram nessa importante conquista, a implantação do piso salarial nacional dos agentes, pelo Executivo municipal, “irá trazer uma mudança notória na qualidade de vida desses profissionais. Os agentes por muito tempo aguardavam essa valorização profissional”.
A parlamentar se diz feliz em fazer parte dessa conquista e reconhece que é por meio desses agentes que a população mais carente recebe orientações sobre comportamentos adequados para a preservação da saúde, bem como informações sobre riscos de doenças e epidemias. “É inimaginável pensar na efetivação de políticas públicas de saúde sem a participação desses profissionais. Eles, de fato, são essenciais à saúde dos areia-branquenses”, conclui Fátima Luz.
Fotos: Cedidas – Lúcia Pinheiro/ACS