Luciano Oliveira - [email protected]

Vereador perfura pequenos poços artesanais para amenizar falta d´água na zona rural

“Cateca” adota solução caseira para resolver falta d´água nas comunidades

Apesar do compromisso da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em levar o abastecimento a todas as localidades potiguares, em muitas comunidades interioranas o sonho de as famílias terem o líquido em suas torneiras ainda está distante. Pessoas conduzindo velhas “roladeiras” ou com baldes na cabeça ainda é cena comum em diversos pontos do Estado.

No perímetro rural do município de Grossos, onde a escassez de água é uma constante, o surgimento de poços artesanais está amenizando a situação de quem não dispõe do líquido sequer para uso doméstico.

Mas a iniciativa não partiu de nenhum órgão público e, sim, de um vereador.

Sensibilizado com a situação das famílias rurais que enfrentem a falta d´água, o vereador Carlos Lacerda, “Cateca” (PCdoB), adquiriu seu próprio equipamento para perfurar pequenos poços, de maneira artesanal, permitindo que as pessoas tenham acesso a água para uso doméstico e até banho.

Com a sua “engenharia”, o edil já perfurou poços nas comunidades de Barra, Pernambuquinho e Alagamar.

A reportagem conversou com o pescador Raimundo Francisco da Silva, da vila/praia de Pernambuquinho, um dos últimos beneficiados com a água captada do poço perfurado pelo vereador “Cateaca”.

Ele disse que a princípio não acreditou que o vereador sozinho pudesse fazer a água brotar do solo. “Foi uma alegria muito grande ver a água jorrar. Agora tenho água em abundância para usar aqui em casa”, disse, com nítida satisfação.

Segundo populares, a situação do abastecimento em Grossos piora nos finais de semana, durante o período de veraneio na vizinha cidade de Tibau.

Nos finais de semana, a água que deveria ser distribuída nas comunidades rurais pela Caern, seria desviada para suprir a demanda no município de Tibau.

Para o vereador “Cateca”, o importante é que ele está fazendo sua parte, procurando amenizar a situação das famílias que ainda sofrem com a falta d´água. “Nosso propósito com esse trabalho é, se não resolver o problema de fato, pelo menos amenizar para quem sofre com a escassez do líquido”, afirma.

O vereador “Cateca” é conhecido por protagonizar feitos no mínimo inusitados. Recentemente, ele reuniu um grupo de moradores de uma rua na zona urbana de Grossos e instalaram por conta própria toda a encanação que leva água da tubulação da Caern para as residências.    

A ação mobilizou os moradores da travessa Manuel Firmino, que com o apoio de “Cateca”, criaram um mutirão para resolver o problema de vez da falta d’água.

A prefeitura deu os canos, e os moradores cavaram uma vala de mais de 100 metros de extensão, onde o edil fez todo o trabalho de conexão dos canos, garantindo o abastecimento regular no referido trecho. (Com informações do jornal O Mossoroense de 25/02/2011).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade