A primeira de uma série de três pesquisas de intenções de votos do Instituto Consult Pesquisa/TRIBUNA DO NORTE para prefeito de Natal aponta um empate técnico entre os candidatos que estão nas duas primeiras posições – o deputado federal Paulinho Freire (União) e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), mas indicando uma virada, já na pesquisa espontânea (aquela em que não são apresentados os nomes dos candidatos), em favor do deputado Paulinho Freire, que aparece 3,60% à frente do ex-prefeito, a apenas 17 dias das eleições de 6 de outubro.
De acordo com a pesquisa não estimulada, caso as eleições fossem hoje, dos 1.000 entrevistados, disseram que votam em Paulinho Freire 24,90% dos eleitores, enquanto 21,30% afirmaram votar em Carlos Eduardo.
A amostragem da pesquisa Consult/TN já direciona para segundo turno nas eleições de Natal, pois em terceiro lugar vem a candidata do PT, deputada federal Natália Bonavides, com 11,80% e mais atrás os candidatos Rafael Motta (Avante), com 1,50% e Hero (PRTB), 0,10%.
De acordo com a sondagem espontânea indicou, outros 13,80% dos eleitores declaram que não votariam em nenhum dos seis candidatos a prefeito de Natal, sendo que o candidato do PSTU, Nando Poeta não foi citado. Não souberam dizer 26,50% e votariam em outro 0,10%.
Estimulada
Já na pesquisa estimulada, em que é apresentada ao eleitor a lista dos seis candidatos a prefeito de Natal, há uma inversão na liderança das intenções de votos, Carlos Eduardo é o preferido de 31,0% dos eleitores, com diferença de 0,40% em relação ao segundo colocado – Paulinho Freire, com 30,60%.
A deputada federal Natália Bonavides continua em terceiro lugar na estimulada, crescendo 4,60%. Ela aparece com 16,40%. Mais atrás surgem Rafael Motta, 2,50%; Nando Poeta, 0,40% e Hero, 0,20%.
Os eleitores indecisos são 5,10% e os que não votariam em nenhum candidato são 13,80%, mesmo percentual da pesquisa espontânea.
A pesquisa de opinião pública Consult/TRIBUNA DO NORTE ouviu 1.000 eleitores entre os dias 14 e 17 setembro. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RN-03849/2024.
O erro amostral da pesquisa: os resultados estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3.1%, com confiabilidade de 95%.
A pesquisa teve o objetivo de identificar junto à população eleitora da cidade de Natal, a preferência para prefeito(a) e vereador (a) de Natal, se as eleições fossem hoje, enquanto a metodologia empregada na pesquisa segue o Método Quantitativo, através da realização de Survey de Opinião.