Luciano Oliveira - [email protected]

O resultado de mais um ato de vandalismo registrado no município (Foto: Assessoria de Comunicação - PMAB)

Vândalos quebram porta e caixa do medidor de energia elétrica em espaço público na praia de Upanema

O resultado de mais um ato de vandalismo registrado no município (Foto: Assessoria de Comunicação – PMAB)

Começamos o ano com uma notícia nada agradável. A porta do banheiro da Praça Rivadavia Ferreira, na Praia de Upanema, onde está instalado o primeiro parque infantil público do Nordeste adaptado para crianças com deficiência, foi quebrada. Além disso, a caixa do medidor de energia elétrica foi arrombada e as luzes apagadas.

A Prefeitura de Areia Branca pede a colaboração de toda a população para manter preservado o patrimônio público do município. Além de causar prejuízos financeiros à administração pública, gerando gastos desnecessários e danos sociais, a falta de zelo e respeito prejudica a coletividade que fica sem usufruir dos serviços e do espaço que tem alto investimento para proporcionar bem-estar à população .

O que é patrimônio público?

De acordo com a legislação, é considerado patrimônio público todo o “conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta”.

Desta forma, ruas, postes de luz, praças, parques e toda a estrutura presente neles faz parte do patrimônio público.

As punições

Causar danos ao patrimônio público é crime previsto no artigo 163 do Código Penal, sob pena que pode ir de seis meses a um ano de prisão ou o pagamento de uma multa. Se houver emprego de violência, ameaça ou ainda a utilização de explosivos ou substâncias inflamáveis a pena pode chegar a três anos de reclusão, aplicação de multa, além da pena correspondente à violência que foi empregada.

Vandalismo

Vandalismo é a ação de destruir ou danificar uma propriedade alheia de forma intencional. Ou seja, não só quebrar, mas, pichar, descascar ou qualquer outra forma que cause estrago é sim considerada prática criminosa.

Todo dinheiro investido para manter os espaços públicos vem dos impostos pagos pelos areia-branquenses. O papel da prefeitura é cuidar do patrimônio público, realizar manutenções periódicas e obras de revitalização. No entanto, é responsabilidade do povo manter e não depredar o que foi feito, além de fiscalizar e denunciar casos de vandalismo.

Para denunciar ligue 190.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade