Luciano Oliveira - [email protected]

Vacinação contra a gripe influenza vai continuar até o dia 9 de maio nas unidades de saúde do município

CENTRO DE SAÚDE  JOSE NOGUEIRA DE MELO UM DOS LOCAIS DA AÇÃO

Centro de Saúde José Nogueira de Melo, um dos locais onde a vacina está disponível

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou com sucesso, no sábado, 26, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza.

Mediante uma grande mobilização dos profissionais da saúde, o atendimento foi processado durante todo o dia nas unidades de saúde na cidade e na zona rural.

A partir desta segunda-feira, 28, até o dia 9 de maio, a vacina vai estar disponível nas unidades de saúde do município.

A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar quase seis mil pessoas entre crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, e trabalhadores da saúde.

A coordenação da campanha orienta os pais para levarem seus filhos à unidade de saúde mais próxima da sua casa, não esquecendo a carteira de vacina.

O vírus

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Para uma maior proteção, todos devem manter hábitos simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade