Luciano Oliveira - [email protected]

Lorena Ribeiro foi ao rádio falar sobre a eficãcia do novo imunizante (Foto: Reprodução/Luciano Oliveira)

Vacinação contra a variante XBB da Covid-19 começa nesta terça-feira em Areia Branca

A Prefeitura de Areia Branca inicia nesta terça-feira, 11, a aplicação da nova vacina contra variante XBB da Covid-19 para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.

A notícia foi dada pela coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Lorena Ribeiro, nesta segunda-feira, 10, durante participação no programa institucional “Nossa Areia Branca”, na Rádio Costa Branca FM 104,3 local.

Durante a entrevista, Lorena falou sobre a eficácia da nova vacina que estará disponível em todas as unidades de saúde do município.

A coordenadora de Imunização explicou ainda, que as crianças que já têm o esquema primário completo, receberão um reforço da dose da XBB. E aquelas que estão com o esquema primário incompleto poderão completar o esquema com a nova vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, o perfil de segurança da vacina Covid-19 monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB 1.5. As vacinas contra a Covid-19 tiveram grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado muitos óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução.

Orientações

Vacina atualizada contra a Covid-19 (Foto: Reprodução)

O vírus da Covid-19 possui alta transmissibilidade e não se diferencia de outras doenças respiratórias. Por isso, a principal medida de prevenção contra o aumento de casos da doença é a ampliação da cobertura vacinal entre a população. Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Em caso de aparecimento de sintomas é importante realizar a coleta por meio de um teste rápido ou, se a pessoa estiver em um ambiente hospitalar ou em uma unidade de saúde, o PCR. Além disso, a utilização de máscara em ambientes de alta circulação é imprescindível para evitar a transmissão e o agravamento no número de casos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade