Na data em que se celebrou o Dia Nacional da Pecuária, 14 de outubro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) comemorou a vitória da vaca Gerra, no Torneio Leiteiro da 63a Festa do Boi, finalizado na última segunda-feira, 13. Cria da genética da Emparn, ela hoje está com 13 anos e 10 meses e é uma das principais doadoras do rebanho da PXT Guzerá, com várias lactações aferidas.
No torneio deste ano, a guzerá Gerra registrou uma produção média de 30,4 kg, em três ordenhas diárias. Em sua maior lactação, a vaca produziu 5,025 kg, marca aferida oficialmente pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
Gerra não é a primeira vaca do rebanho da PXT com genética da Emparn a vencer o tradicional Torneio Leiteiro da Festa do Boi. Em 2023, Doma PXT, filha de Evita da EMPARN, outro animal base do rebanho do criador Paulo Xavier Trindade.
Nesta quinta-feira, 16, a campeã Gerra volta a concorrer, dessa vez no julgamento do melhor úbere desta 63a edição da Festa do Boi.
