Luciano Oliveira - [email protected]

O operador do georadar tem acesso a todas as informações geradas por meio de uma tela

Uso do georadar pela Caern aumentou eficiência da fiscalização em 100%

O operador do georadar tem acesso a todas as informações geradas por meio de uma tela

As equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estão tendo resultados de 100% na identificação de fraudes na rede de água com o uso do georadar. A nova tecnologia começou a ser usada há um mês e é eficiente na detecção de “gatos”. Em Natal, foram 353 fiscalizações, todas com sucesso, e foram aplicadas cerca de R$ 10 mil em multas.

Os georadares são capazes de detectar qualquer tipo de tubulação, cabos ou estruturas enterradas em até oito metros de profundidade, sem a necessidade de escavação.

O setor de Fiscalização e Combate a Fraudes da Caern estabeleceu a ida a estabelecimentos comerciais com consumo expressivo e onde havia dificuldade para encontrar os “gatos”. Mas o serviço será estendido também para residências e condomínios. Em Natal, foram diversas irregularidades encontradas. Uma delas chamou a atenção porque a ligação irregular estava sendo usada para abastecer seis estabelecimentos comerciais. Também houve identificação de fraudes em lavajatos, lavanderias e escola particular.

Os equipamentos, além de contribuírem para a distribuição justa da água entre os clientes, vão diminuir as perdas comerciais da empresa. Além do equipamento, as equipes de fiscalização em Natal e Mossoró continuam trabalhando diariamente. Os locais são visitados a partir de denúncias feitas ou através de análise de relatórios que apontam possíveis fraudes no sistema. Outra importante contribuição é que o georadar identifica o local exato da escavação feita pela equipe, evitando a abertura de buracos desnecessários.

Tecnologia

De fácil manejo, o georadar pode ser usado em calçadas, pavimento em paralelepípedo e asfalto. Ele faz análise por meio de sondagem do solo, sendo capaz de detectar estruturas metálicas, de concreto, PVC, PEAD, cerâmica, entre outros. O operador do georadar tem acesso a todas as informações geradas por meio de uma tela onde os dados e imagens são expostos. (Com informações ACS – Caern).

Fotos: Divulgação/Caern

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade