As universidades públicas de Mossoró irão promover um seminário com todos os candidatos a prefeito do município. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) entregarão aos candidatos Gutemberg Dias (PC do B), Francisco José da Silveira Júnior (PSD), Josué Moreira (PSDC), Tião Couto (PSDB) e Rosalba Ciarlini (PP) um documento com sugestões sobre políticas públicas.
As instituições formaram grupos para trabalharem 8 temas: Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Segurança Pública e Mobilidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Infraestrutura Urbana e Habitação, Orçamento e Gestão e Inclusão Digital e Cidade Inteligente.
“Queremos mostrar nossa capacidade de diálogo e produção em favor de Mossoró”, explica o reitor Pedro Fernandes, da Uern, destacando que as instituições que sempre estiveram abertas aos candidatos resolveram unificar o discurso já que se trata de temas comuns. Esse também é o pensamento do reitor da Ufersa, José de Arimatea Matos, identificando a mobilidade urbana como um dos temas que mais preocupam as três instituições, uma vez que envolve cerca de 20 mil alunos, correspondente a 8% da população mossoroense.
O Seminário “Pensando a Cidade” será realizado dia 13 de setembro no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/Medicina), da Uern, a partir das 8h. O convite será encaminhado às assessorias dos candidatos para que o seminário entre na agenda de campanha.
A Uern, Ufersa e IFRN também convidarão entidades de classe para que possam acompanhar a entrega do documento e exposição técnica das instituições.
O Seminário “Pensando a Cidade” foi decidido em uma reunião do Fórum de Reitores das Universidades Públicas do RN. Em Natal, a reunião com os candidatos a prefeito acontecerá dia 9 de setembro.