
Após suspenderem as atividades administrativas e acadêmicas por causa dos mais de 300 ataques criminosos em pelo menos 56 cidades do Rio Grande do Norte desde o dia 14 de março, as instituições de ensino superior anunciaram que vão retomar as aulas presenciais – algumas já a partir desta quinta-feira, 23, de forma gradual.
A decisão, segundo a instituições, se deu após avaliação da situação da segurança pública e a queda no número de ocorrências relativas aos atos criminosos nos últimos dias.
Representantes das instituições participaram de uma reunião na terça-feira, 21, com a Secretaria de Estado da Educação (Seec) e com representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN), das escolas particulares e da Federação dos Municípios (Fermurn).
Uern
A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) anunciou a volta gradual das atividades nos campi Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros a partir desta quinta-feira, 23.
O retorno pleno em todas as localidades das atividades acadêmicas a administrativas acontece na próxima segunda-feira, 27, na instituição. A universidade informou que “o cenário será avaliado cotidianamente”.
A instituição também confirmou para esta quinta, as avaliações da Junta Profissional agendadas para os candidatos convocados na chamada regular do Sisu 2023. Até esta sexta-feira, 24, será publicado um edital com o novo cronograma dos procedimentos de heteroidenticação, direcionados aos candidatos convocados na cota social Preto, Pardo e Indígena (PPI) do Sisu 2023.
Na mesma data serão realizadas as perícias da Junta Profissional para os candidatos convocados na cota Pessoa com Deficiência (PcD).
UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também informou o retorno das atividades presenciais para a próxima segunda-feira, 27.
Segundo a instituição, a retomada acontece apenas na próxima semana “de forma a preservar a segurança da comunidade universitária”.
IFRN
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – que não tinha iniciado o ano letivo – tinha previsão de início das aulas para esta quinta-feira, mas adiou o retorno para a próxima segunda-feira.
No comunicado, o IFRN disse que a mudança aconteceu “em razão de o Estado ainda vivenciar situações de instabilidade”.
A decisão se aplica a todos os campi da instituição, com exceção dos cursos em andamento do Campus Natal – Zona Leste, responsável pelos cursos a distância.
Ufersa
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) não informou a data da volta daatividades, mas uma nota publicada na página oficial da instituição informa que as aulas presenciais estão suspensas até esta sexta-feira. As atividades administrativas estão sendo realizadas pelos servidores de forma remota. (Com informações g1 RN).