Luciano Oliveira - [email protected]

Bordeira Jaílma Araújo com arte estampada em jaqueta que será usada pelos atletas na abertura dos jogos (Foto: Cedida)

Uniforme do Brasil para abertura das Olimpíadas de Paris traz arte de bordadeiras do RN

Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas , cidade de pouco mais de 2,3 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, foram as responsáveis por confeccionar as artes das roupas que serão utilizadas pelos atletas do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, evento que ocorre nesta sexta-feira, 26.

O trabalho foi feito nas jaquetas que serão usadas pela delegação, tendo sido bordadas imagens que representam a fauna brasileira, como tucanos, araras e onças.

Tudo foi feito de forma artesanal – peça por peça – pelas mãos das trabalhadoras da região Seridó do RN, polo desse tipo de atividade no Estado. Os atletas vão usar as roupas em barcos que passarão pelo Rio Sena.

Esse, no entanto, não é o primeiro trabalho de relevância feito pelas bordadeiras, que já haviam confeccionado o vestido de casamento da primeira-dama Janja, em 2022, e a roupa que a socióloga usou na posse do terceiro mandato de Lula (PT) como presidente, em janeiro de 2023.

As bordadeiras visam ganhar mais visibilidade e romper novas barreiras ao mostrar a arte delas para vários países do mundo no evento.

Roupa bordada pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas (Foto: Marcel Merguizo/ge/Arquivo)

Segundo a Associação das Bordadeiras de Timbaúba dos Dantas, fundada em 1984, o trabalho foi feito por 80 trabalhadoras da cidade – que usaram lápis, agulha, goma e máquinas de costura. O trabalho inicialmente havia sido iniciado por 18 profissionais, mas aumentou devido à demanda.

O teste do uniforme foi feito em março deste ano, quando a atleta Bárbara Domingos, da ginástica rítmica, visitou a cidade e foi a primeira experimentar a roupa.

Mais de 2 mil peças em 5 meses

Foram, ao todo, mais de 2.484 peças confeccionadas e entregues em cerca de cinco meses – sendo o último lote em abril.

Uniformes do Brasil para abertura do Brasil nos Jogos Olímpicos (Foto: Marcel Merguizo/ge/Arquivo)

Além das jaquetas jeans com os animais bordados, os uniformes também são compostos por saia, calças e camisetas com as cores da bandeira do Brasil. Tudo feito em fábrica e com matéria-prima reciclável.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae-RN), um terço de trabalhadores da cidade está na atividade do bordado.

Com informações g1 RN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade