Luciano Oliveira - [email protected]

UBS Ana Paulina de Medeiros atende o bairro Navegantes e adjacentes (Foto: Reprodução)

Unidades de saúde de Areia Branca realizam dia “D” de vacinação contra o sarampo neste sábado

Nas UBS da zona urbana a vacinação acontece das 8h às 17h (Foto: Reprodução)

Neste sábado, 15, tem Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para faixa etária dos cinco aos 19 anos. Em Areia Branca todas as unidades de saúde vão estar abertas para atender o público-alvo. O funcionamento é das 8h às 13h na zona rural e das 8h às 17h na cidade.

O sarampo é considerado grave pelo Ministério da Saúde e pode matar. A letalidade é maior entre as crianças. Uma pessoa com o vírus pode contaminar mais de 18 pessoas. As vacinas são seguras e a população deve acompanhar e apoiar eventos de combate a doença.

Desde a última segunda-feira, 10, está sendo feita a campanha nacional de vacinação, que irá até 13 de março, com foco em pessoas de 5 a 19 anos. O Ministério da Saúde espera resultados melhores que na campanha do ano passado, quando 10,25 milhões de pessoas não tomaram a vacina. O Rio de Janeiro foi o Estado com a menor cobertura de vacinação.

Justamente por conta dessa baixa cobertura de vacinação, um bebê de oito meses morreu em 6 de janeiro deste ano, num abrigo em Nova Iguaçu (RJ). Foi a primeira vítima fatal do sarampo no Estado do Rio nas últimas duas décadas, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde.

Neste ano, até 9 de fevereiro, o Rio registrou 189 casos de sarampo no Estado —mais da metade da quantidade verificada em todo o ano de 2019 (333 casos); em 2018, houve 20 registros da doença.

No Brasil, houve 18.203 casos de sarampo em 2019, com 15 mortes — 14 em São Paulo e uma em Pernambuco. E agora essa criança no Rio.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade