Luciano Oliveira - [email protected]

Unidades básicas de saúde das zonas urbana e rural recebem as ações do projeto Saúde e Cidadania

1 lorena saúdeAtividades do programa visam a socialização dos idosos (Foto: Cedida)

As unidades básicas de saúde (UBS) das zonas urbana e rural recebem nesta quarta-feira, 8, as ações do projeto Saúde e Cidadania. A iniciativa é da Prefeitura de Areia Branca em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde do Idoso.

O projeto visa oferecer inúmeros benefícios à saúde física e mental de grupo de idosos, por intermédio de ações educativas contínuas. O principal objetivo das atividades direcionadas aos idosos é proporcionar o envelhecimento de forma saudável, dando ênfase a esforços para a manutenção da independência e autonomia dos mesmos.

De acordo com a coordenadora do programa no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Lorena Ribeiro, as atividades são uma alternativa para combater a inatividade, promovendo ações educativas e integradas, como meio de socialização dos idosos.  

Ele explica que o projeto acontece em todas as unidades básicas de saúde, que possuem seus grupos de idosos. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) dará apoio às atividades em forma de ações educativas como palestras, atividades físicas e dinâmicas, além de cada equipe nessas unidades desenvolverem esse trabalho de maneira continua.

“Portanto, entendemos que a interação social é um fator de proteção no envelhecimento ativo e saudável, deve fazer parte do nosso curso de vida, assim, quando chegarmos na velhice não nos sentiremos desamparados”, acrescenta Lorena Ribeiro.

A coordenadora do programa diz ainda, que “também devemos sempre lembrar a importância de estabelecer novas relações, nos inserimos em grupos, estarmos ativos em nossa comunidade”.

Saúde do Trabalhador

Por meio da equipe do Nasf, também estão sendo retomadas as atividades do Programa Saúde do Trabalhador, cujas ações consistem em atividades físicas elaboradas por educador físico e fisioterapeuta.

As atividades visam promover a saúde, o bem estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho no sentido de estimular e envolver todos os trabalhadores da saúde a adotar um estilo de vida mais saudável, para que, a partir daí, seja possível atingir os usuários da área de abrangência de cada unidade.

Ao longo de 2015 a equipe do Nasf realizará uma série de ações com foco em alimentação saudável e prática de atividade física, entre outros temas inseridos no cronograma que está sendo trabalhado este ano.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade