Luciano Oliveira - [email protected]

Única pesquisa eleitoral registrada no TRE/RN e divulgada na imprensa deu 10 pontos de vantagem para Luana

LUANA E LIDIANE okLuana Bruno e Lidiane Garcia estreiam na política como candidatas a prefeita e vice 

A candidata governista à Prefeitura de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), tem como companheira de chapa a enfermeira Lidiane Garcia (PSB). É a primeira vez que ambas disputam cargo eletivo, mas possuem vasta experiência no âmbito administrativo, onde já ocuparam funções de destaque, como a Secretaria Municipal de Saúde.

Na única pesquisa eleitoral sobre as eleições em Areia Branca, realizada pela Consult, de Natal, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) sob o número de Protocolo 00160/2012, Luana Bruno levou vantagem, ratificando a tendência confirmada nas sondagens feitas ao longo da campanha pela coligação governista para consumo interno.

O instituto entrevistou 450 eleitores no último dia 25, nas zonas urbana e rural do município.

De acordo com o resultado da pesquisa Consult, na estimulada (quando é apresentada ao entrevistado uma relação com os nomes dos candidatos) a candidata Luana Bruno teve 48,67%, contra 38,44% da candidata oposicionista, Iraneide Rebouças (DEM).

Iraneide Rebouças e o seu candidato a vice-prefeito, Francisco Antônio de Macêdo (PR), já foram testados nas urnas outras vezes. A enfermeira foi vice na chapa de Ruidemberg Ferreira Souto, “Beguinho” (PSD) em 2004 tendo sido derrotados pelo atual prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP). Mas assumiram um mandato “tampão” de sete meses, se valendo de uma decisão da Justiça Eleitoral que afastou do cargo pelo período citado, o então prefeito “Souza”.

Já Macêdo, foi vereador e ex-candidato a prefeito em 2008, enfrentando o atual prefeito “Souza” que fora reeleito com maioria histórica, superior a 2.300 votos. A campanha deste ano acirrou os ânimos e levou às ruas as tradicionais cores que simbolizam “bacurau” (verde e amarelo) e “bicudo” (vermelho e rosa).

O bloco governista liderado pelo prefeito “Souza” e pelo ex-prefeito e atual vice-prefeito Bruno Filho (PMDB), procura emplacar este ano, a quinta vitória consecutiva nas urnas. Os quatros últimos pleitos eleitorais vencidos pela dobradinha Bruno e “Souza”, foram em 1996, por maioria de 256 votos; 2000, com maioria de 713 votos; 2004, maioria de 976 votos; e 2008, por maioria de 2.326 votos.

As votações deste domingo ocorrem das 8h às 17h. Nesse dia, os eleitores podem manifestar publicamente suas preferências, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por meio de grupos de pessoas e carros de som. A partir do fechamento das urnas, há a emissão dos boletins de urna e o início da apuração e da totalização dos resultados.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade