Luciano Oliveira - [email protected]

Um dia para amenizar a dor irreparável e diminuir a saudade pelos que já se foram

FINADOS Todos têm a necessidade de expressar o carinho, a admiração e a saudade pelos que já se foram

O ciclo natural do homem é: nascer, crescer, envelhecer e morrer. Nem todos conseguem se transpor por essa evolução, há os que morrem ainda infante, os que partem enquanto jovens, de formas inesperadas e por razões infinitas.

A maior certeza que alguma pessoa possa conter é que seguramente um dia irá morrer. No entanto, por maior que seja essa verdade, o ser humano não esta preparado para este tipo de perda. Para amenizar esta dor irreparável e diminuir a saudade pelos que já se foram, muitas pessoas do Brasil têm o costume de fazer orações, acender velas, visitar os túmulos e levar flores. Mas, é no dia de finados, 2 de novembro, que essa pratica se intensifica.

O Dia de Finados foi criado em tributo às pessoas falecidas. Nesta data, milhões de pessoas se mobilizam para prestar homenagem aos mortos. É uma tradição que teve inicio há muitos séculos atrás.

Sabe-se que os cristãos por volta dos séculos I e II, já rezavam pelos falecidos e no século IV missas eram celebradas nesse sentido e foi no século V, que a igreja destinou um dia por ano para rezar por todos os mortos. No século XIII o dia 2 de novembro tornou-se dia anual por todos os mortos.

De acordo com a concepção católica os vivos devem rezar pelos que estão no purgatório. Purgatório é o lugar onde as almas são purificadas antes de irem ao céu, estas almas têm de padecer para que possam ser purificadas de seus pecados. Os membros vivos da igreja podem ajudar as almas através de orações e boas obras.

Independentemente, na crença de cada pessoa em relação à morte, todos têm a necessidade de expressar o carinho, a admiração e a saudade pelos que já se foram.

Pessoas que fizeram parte de sua vida, que merecem ser lembradas da maneira que preferir. Reverenciando-as e não permitindo cair em esquecimento.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade