Luciano Oliveira - [email protected]

Último Processo Seletivo Vocacionado da Uern tem 15.600 inscritos, mas número não definitivo

000

A Uern ofertará 2.184 vagas no próximo ano

Neste fim de semana milhares de alunos se submetem às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das Instituições que utilizam o desempenho do Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para acesso aos cursos de graduação.

Para o ano letivo de 2015, 60% das vagas da Uern serão preenchidas pelo Enem/Sisu e 40% pelo Processo Seletivo Vocacionado (PSV). Em números absolutos, a Uern ofertará 2.184 vagas, sendo 1.319 pelo Enem/Sisu e 865 pelo PSV 2015.

As inscrições do PSV foram encerradas ontem, 6, com um total de 15.600 inscritos. No entanto, esse número de inscritos não é definitivo, já que os candidatos têm até a próxima terça-feira, 11, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. No dia 14 de novembro, a Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) irá liberar o número de inscrições confirmadas.

Sobre a seleção via Enem/Sisu, o diretor da Comperve, professor Egberto Mesquita, afirma que a Uern vai aguardar a publicação do edital pela Secretaria de Educação Superior (SESu). Neste edital serão publicadas as normais e as datas para realização da 1ª e da 2ª chamadas. “Após essa publicação, todas as universidades deverão seguir o mesmo cronograma e publicar seus respectivos editais, obrigatoriamente com o termo de adesão ao Sisu. No período de abertura do Sisu, o candidato deverá escolher um dos cursos que serão ofertados por essa via”, explica Egberto.

Os candidatos vão poder disputar as vagas da Uern utilizando os dois sistemas (Enem e PSV) já que se tratam de dois processos distintos. “Porém, caso venha a ser aprovado, só poderá fazer a matrícula curricular em uma das opções”, ressalta Egberto Mesquita.

Outra peculiaridade é que a Uern teve o cuidado de assegurar as cotas sociais para alunos de escola pública e para as pessoas com deficiência. (Com informações do Portal da Uern).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade