Luciano Oliveira - [email protected]

Prédio onde funcionará o curso de Medicina nos anos iniciais

Ufersa realizará aula inaugural da primeira turma do curso de Medicina nesta segunda-feira

Prédio onde funcionará o curso de Medicina nos anos iniciais
Prédio onde funcionará o curso de Medicina nos anos iniciais

Nesta segunda-feira, 18, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) recepciona os estudantes dos cursos de graduação para o início das atividades do semestre letivo de 2016.1 nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Desta vez, as portas da Universidade estarão abertas para também receber os estudantes da primeira turma do curso de graduação em Medicina, durante aula inaugural que acontece às 15h, no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, campus Leste.

Em seguida, comunidade acadêmica e autoridades convidadas partem para a solenidade de entrega oficial da infraestrutura montada para as atividades iniciais do curso. A programação especial marca a realização do sonho de ingressar no ensino superior para 40 estudantes, bem como a concretização de uma longa jornada de preparativos da Federal Rural do Semi-Árido.

O curso de Medicina da Ufersa também é um marco para o modelo de formação dos profissionais da área. Serão mais de 9 mil e quinhentas horas de carga horária distribuídas em 12 semestres letivos, sendo que cada semestre é composto por 3 módulos, que devem agregar questões problematizadoras envolvendo a integração teórico-prático, desenvolvimento pessoal e prática comunitária.

Isso significa dizer que, desde o início da graduação, os estudantes terão acesso à rede local de saúde voltada para a atenção primária. O modelo atende às diretrizes do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que prevê uma estreita relação entre a Universidade e a rede local de atendimento, conforme estabelece o Contrato Organizativo de Ação Pública em Ensino e Saúde (Coapes).

Reitor José de Arimatea de Matos destaca trabalho da Universidade para implantação do curso
Reitor José de Arimatea de Matos destaca trabalho da Universidade para implantação do curso

Para o professor José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa, o inicio das aulas no curso de Medicina é uma conquista memorável para a Instituição. “A chegada de Medicina na Ufersa amplia nossa perspectiva de Universidade à medida que implantamos um curso com rigor de excelência primando por uma expansão não apenas quantitativa, mas, sobretudo com qualidade de ensino e pesquisa”, destaca.

Fotos: Eduardo Mendonça/Assecom

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade