Luciano Oliveira - [email protected]

Ufersa oferece novo curso de mergulho para alunos de pesca; batismo em Areia Branca

CRISTÓVÃO Praia de São Cristóvão, local do batismo dos participantes do curso

A coordenação do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Ong Instituto Atlântida, oportuniza para os alunos de pesca mais Curso de Mergulho. Segundo o coordenador do curso, professor Marcelo Tubarão, a ideia é forma duas turmas com dez participantes em cada uma.

O Curso de Mergulho vai acontecer nos dois últimos finais de semana de abril. “Uma turma em cada fim de semana”, explica o professor Marcelo, acrescentando que a viabilidade das duas turmas dependerá do número de inscritos.

Com aulas práticas e teóricas, inclusive no mar, o curso de mergulho garante ao aluno a Certificação Internacional de Mergulho Básico, emitido pela Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas (CMAS). “É importante que os estudantes de pescas e de outras áreas afins tenham conhecimento básico sobre o mergulho”, salienta Marcelo Tubarão.

A grade do curso está dividida em três etapas sendo o primeiro dia com aulas expositivas; o segundo dia, com exercícios na piscina da Ufersa e, último dia com o batismo em mar aberto. O batismo vai acontecer no recife João da Cunha, localizado a uma hora da Praia de São Cristóvão, em Areia Branca. Na prática, os estudantes poderão optar por um mergulho de 40 minutos ou dois mergulhos, com 20 minutos cada.

Durante o curso, os participantes vão receber informações sobre as normas de segurança para o mergulho, conhecer os sinais utilizados embaixo d’água, informações sobre a fisiologia do organismo humano na água, além de conhecer e saber também a função dos equipamentos utilizados para o mergulho. Outro ponto importante do curso é a tabela descompressiva que permite calcular de forma correta o tempo que o mergulhador poderá ficará embaixo d’água sem a necessidade da descompressão.

Na etapa prática, na piscina, os participantes vão praticar o mergulho livre, aprender a montar os equipamentos, realizar exercícios embaixo d’água, além de conhecer os principais procedimentos de emergência utilizados no mergulho.

O Instituto Atlântida é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de pesquisa marinha, gestão de empreendimentos náuticos públicos e privados, capacitação em mergulho turístico e científico.

Os interessados devem entrar em contato com o estudante de Engenharia de Pesca, Manuel, responsável pelas inscrições, através do celular 8724-1453. A taxa de inscrição é de R$ 500, podendo ser parcelada em até três vezes.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade