Através do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Fulbright, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu uma professora dos Estados Unidos para desenvolver atividades no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Faculdade de Letras e Artes (Fala), Campus Mossoró.
Estelle Shaya é natural da cidade de Wooster, do estado de Ohio. É formada pela Universidade de Vanderbilt, uma instituição de ensino superior situada na cidade de Nashville, no estado do Tennessee. Sua formação é em Estudos Latino-Americanos e Ciências Ambientais.
A professora estadunidense acompanha docentes do curso de Inglês em suas aulas e também propõe atividades extras, que são abertas a todos os públicos. A programação é divulgada no perfil @eta_uern.2024 no Instagram.
O projeto é vinculado ao Departamento, sob a coordenação do professor Dr. Jorge Luis Queiroz Carvalho. O coordenador adjunto é o professor Dr. Clerton Luiz Felix Barboza.
O programa tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de habilidades linguísticas, comunicativas e interculturais de discentes dos Letras, Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância dos profissionais de língua inglesa no magistério da educação básica.
Estelle Shaya foi recebida pelos docentes da Uern Keyla Frota, Pedro Adrião e Jorge Carvalho
A Uern é a única instituição do Rio Grande do Norte contemplada com este programa. Isso destaca o comprometimento dos docentes do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) e o respaldo e apoio oferecido pela Diretoria de Relações Internacionais (Diri) na promoção da internacionalização acadêmica. Essa iniciativa se torna ainda mais relevante pois expande o acesso a projetos de cooperação internacional que contribuem com a qualidade da formação em curso de licenciatura e, especialmente no interior do Estado.
O projeto elaborado, proposto e executado pelo DLE é desenvolvido em parceria com a Diri, que fornece assistência e trabalho integrativo da Diretoria com o DLE e com a Fala.
O professor Jorge Luis Queiroz Carvalho também é chefe do setor de Apoio a Eventos e Traduções da Diri. Apesar do foco ser o curso de Letras – Inglês, as atividades da assistente são abertas para toda a comunidade acadêmica interessada em ampliar suas habilidades comunicativas em língua inglesa, incluindo docentes, alunos da pós-graduação ou EaD de todos os cursos.
Fotos: Agecom Uern