Luciano Oliveira - [email protected]

Secretário Thiago Tavernard, reitora eleita Cicília Maia, prefeita Iraneide Rebouças, vereadora Fátima Luz, reitora da Uern, Fátima Raquel e o presidente do Conselho, Diego Lelis

Uern promove cursos e capacitações na comunidade de Ponta do Mel

Presentes no evento: secretário Thiago Tavernard, reitora eleita da Uern, Cicília Maia, prefeita Iraneide Rebouças, vereadora Fátima Luz, reitora da Uern, Fátima Raquel, e o presidente do Conselho, Diego Lelis

Dentro da programação comemorativa dos seus 53 anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) desenvolveu uma ação social na comunidade de Ponta do Mel. As atividades ocorreram no sábado, 18, em parceria com o Conselho Comunitário de Ponta do Mel e a Prefeitura de Areia Branca.

Ao longo do dia, foram realizadas palestras sobre relações interpessoais, comunicação e negócios, além de cursos sobre empreendedorismo e atendimento ao público. Conforme o presidente do Conselho Comunitário de Ponta do Mel, Diego Lelis, as temáticas foram escolhidas de acordo com o perfil socioeconômico da região, de modo a aprimorar as atividades desenvolvidas por comerciantes, barraqueiros, pescadores, marisqueiras e profissionais liberais. Também foram ofertados cursos de primeiros socorros para crianças e adolescentes.

Para a reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais, é uma satisfação muito grande poder trazer a Universidade para junto da comunidade. “A Uern como uma instituição pública tem a obrigação de servir. E estamos sempre de portas abertas para atender o chamado da sociedade e contribuir para o desenvolvimento da região, com nossos cursos e nossa capacidade técnica e científica”, disse.

A reitora eleita, Cicília Maia, reafirma o compromisso de continuar realizando atividades desta natureza, de modo a aproximar cada vez mais a Uern da sociedade. “Essa ação em Ponta do Mel, no mês festivo de 53 anos da Universidade, é bastante significativa, pois demonstra a missão de uma Universidade socialmente referenciada. Temos inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão que podem contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região, e nosso intuito é aproximar cada vez mais as ações da Universidade da comunidade”, declara.

Presente no evento, a prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças (PSDB), frisa que esse é um momento bastante significativo, onde a Uern está presente com toda a sua capacidade técnica para contribuir com a região.

A professora Cinara Grilos complementa que a ação demonstra que a Universidade não é algo distante para as pessoas da comunidade. “Antes pensar a Uern aqui parecia algo impossível. Hoje estamos vivendo essa realidade, com a Uern oferecendo cursos de capacitação na nossa comunidade e dando oportunidades para os jovens e comerciantes da região”, diz.

O presidente do Conselho Comunitário reforça que muitos da comunidade de Ponta do Mel achavam que a Universidade era algo distante, por isso a importância de realizar ações como essa. “Ao trazer a Universidade para junto da população, mostramos que isso é um mito e que a Universidade pode chegar até aqui e em qualquer outra localidade do Estado, com seus cursos e capacitações. A ação mostra para a comunidade que o conhecimento é para todos, e que a Uern somos nós”, finaliza Diego Lelis, que é discente do curso de Letras, na Uern.

A programação social contou com a participação de professores da Uern e a presença da vereadora do município de Areia Branca, Fátima Luz (PSDB) e ainda do secretário de Saúde do município, Thiago Tavernard. A ação da Uern em parceria com o Conselho Comunitário de Ponta do Mel também marca as atividades comemorativas dos 29 anos da entidade.

Ações beneficiam Uern e comunidade

Ao expandir suas ações além dos muros físicos, a Uern possibilita inúmeros benefícios para as pessoas envolvidas direta ou indiretamente em seus projetos. Ganha a comunidade com cursos de capacitação, ganha professores e discentes da Universidade com a oportunidade de aumentar seus conhecimentos.

Para a comerciante Antônia Sebastiana, que acompanhou a palestra sobre o poder da comunicação no negócio, a capacitação foi muito importante para lhe dar uma nova visão do seu negócio. “Gostei muito da palestra. Trabalho com castanha e tudo que aprendi neste sábado será bastante útil para usar em meu comércio e aumentar as vendas”, comemora.

As estudantes de Enfermagem, Débora Maia, Bárbara Daniely e Kiara Mendes, que ministraram o curso de primeiros socorros, também foram impactadas com as ações. “A Uern tem essa missão de levar o conhecimento para a comunidade. Então, atividades como essa é de suma importância, pois além de agregar à nossa formação, também podemos contribuir com a sociedade”, diz Débora.

Fotos: Uern/Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade