Luciano Oliveira - [email protected]

Tubarão foi capturado na Praia de Pirangi — Foto: Reprodução

Tubarão é capturado por pescadores em praia da Grande Natal

Tubarão foi capturado na praia de Pirangi (Foto: Reprodução)

Um tubarão foi capturado na quarta-feira, 19, por pescadores na praia de Pirangi, no município de Parnamirim, na Grande Natal. A informação foi confirmada pela Associação dos Tubarões da Costa do RN.

De acordo com o diretor presidente da associação, Lucar Werner, o animal é “possivelmente” da espécie galha-preta. “Por que possivelmente? Porque as espécies dessa família são muito parecidas entre si”, explicou.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, os pescadores relatam que o tubarão foi capturado nos Parrachos de Pirangi, trecho conhecido por ter piscinas naturais e por passeios turísticos.

Segundo Lucas Werner, a espécie é comum no Nordeste, podendo chegar até a São Paulo e ao Sul do país. As espécies podem chegar a até 3 metros de comprimento e não oferecem riscos. “Eles vivem em águas de 60 a 80 metros de profundidade e no Brasil não existem relatos de incidentes com essa espécie”, explicou.

O presidente da associação ainda disse que essa espécie não está na lista de ameaçadas de extinção e, portanto, “a captura é permitida”. Apesar disso, ele reforça a importância desses animais para o ecossistema.

“A gente sempre tenta trazer a importância desses animais pro ecossistema marinho. São animais que regulam toda uma cadeia trófica, toda uma cadeia alimentar. Evita que toda doença se propague no ambiente e até economicamente são espécies que mantêm uma pescaria, porque mantêm uma diversidade de espécies de peixes no local. Então esse animal vale muito mais a pena vivo do que morto”, afirmou Lucas Werner. (Com informações g1 RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade