Luciano Oliveira - [email protected]

Tribuna do Norte publica matéria especial com Jaina Elne, uma das favoritas do “Mulheres que brilham” do Programa Raul Gil

0Jaina Elne teve ajuda de fãs e amigos para viajar. Agora na semifinal do concurso, ela conseguiu apoio da Prefeitura de Areia Branca, município onde nasceu

Por Yuno Silva – Repórter da Tribuna do Norte

Assim como quem não quer nada, sem alardes, a cantora Jaina Elne vem conquistando seu lugar ao Sol na base do talento e do trabalho contínuo. Nascida em Areia Branca, desde de criança já sabia o que queria ser quando crescesse e hoje é destaque na telinha como uma das favoritas no concurso de calouros “Mulheres que brilham” do Programa Raul Gil – exibido aos sábados pelo SBT. No programa veiculado dia 14 de junho, Jaina interpretou “Vaca Profana” (Caetano Veloso) com voz potente e muita personalidade; resultado: arrebatou público e júri passando direto para a próxima fase da competição, que oferece à vencedora contrato de um ano com a Sony Music e lançamento de CD com distribuição mundial, mais abertura de alguns shows da baiana Ivete Sangalo, madrinha das calouras, e uma capa da revista Quem.

Ela entrou meio que “forçada” por um fã pernambucano que insistiu “muito para que eu me inscrevesse no programa”. A primeira etapa foi em abril, em Salvador, onde participou de uma audição. Das 9,6 mil candidatas de todo o Brasil, Jaina foi selecionada para o seleto grupo de 48 candidatas que iriam aparecer na TV. “Esse meu fã do Recife, Aldair Silva, ligou várias vezes avisando do concurso no programa do Raul Gil. Insistiu muito, ligava direto para perguntar se eu já tinha enviado minha inscrição, hoje só tenho a agradecer”, disse Jaina ao VIVER. “Agradeço ele (o fã) e os amigos David Petit e Érica Araújo, que deram a maior força desde o começo”, pontua.

Desde que foi selecionada a potiguar já viajou cinco vezes para São Paulo, onde fez aulas de canto, expressão corporal e interpretação. “As viagens são por conta de cada candidata, o programa só fornece figurino, cabelo e maquiagem, então contei com muito apoio para conseguir chegar e me manter por lá (em SP), ainda mais nesse período de Copa do Mundo com as passagens bem mais caras que o normal”, revela a artista, que agora conta com apoio da Prefeitura de Areia Branca para seguir nas próximas fases do “Mulheres que brilham”.

A escolha de “Vaca Profana” foi da própria cantora, que já interpreta a música de Caetano Veloso em seu repertório. “Minha intenção, cada vez que for me apresentar, é fazer uma homenagem. Na primeira vez homenageie as mulheres que venceram o câncer de mama, agora na próxima vou homenagear os pescadores do Nordeste cantando ‘Arrastão’ (Edu Lobo e Vinicius de Moares), a mesma música com que Elis Regina ganhou o primeiro festival de música em 1965”, avisa.

Cinco estrelas

JAINA ELNE FOI A ÚNICA CANDIDATA A RECEBER CINCO ESTRELAS NO SÁBADO PASSADO

Jaina foi a única candidata a conquistar cinco estrelas no sábado em que se apresentou, dia 14 de junho

A dinâmica do concurso de calouros do Raul Gil funciona da seguinte maneira: as candidatas são avaliadas por cinco jurados e precisa receber no mínimo três votos (estrelas) para passar adiante. Oito cantoras se apresentam a cada programa. Das 48 candidatas iniciais, 30 calouras disputam vaga para a segunda fase e oito já garantiram presença nas semifinais por terem recebido 100% dos votos – assim como Jaina Elne. Os jurados são José Messias (crítico musical), Eduardo Lages (maestro da banda do Roberto Carlos), a cantora Debora Blando, o cantor e compositor Maurício Manieri e Deise Cipriano (uma das cantoras da Fat Family).

“No dia que eu gravei o Messias não pode ir e quem estava substituindo era o Agnaldo Timóteo, que elogiou muito, me colocou lá pra cima, foi lindo. Ele e o Raul Gil falaram bastante daqui do RN. Sou muito grata pela confiança no meu trabalho”, recorda.

As semifinais acontecem em duas etapas, antes da finalíssima. “O público pode participar ‘curtindo’ os vídeos na página da Bombril (patrocinadora do concurso), e as mais ‘curtidas’ somam pontos que podem influenciar”, explica a potiguar. O endereço para votar, ou ‘curtir’, é bombrilmulheres.com.br/candidatas.

Caminhos da MPB

00Aos 35 anos, com nome e pinta de artista, Jaina Elne voltou a morar em Natal há 10 meses após temporada de oito anos no Recife. Na capital potiguar sua performance ilustra semanalmente a noite de bares e casas noturnas como o Donana Pub (por trás do Sam’s Club, na BR 101), onde se apresenta todas às terças; e no projeto Tom Maior do restaurante Maturi (rua São José, em Lagoa Nova) sempre às sextas. “Tenho vários projetos e no próximo dia 4 de julho faço o show ‘Samba e Bossa pra gringo ver’ no Praia Shopping em Ponta Negra”, adiantou a cantora. Intérprete que trilha os caminhos da MPB, Jaina tem um CD no currículo, “Sem passagem de volta” (2011), lançado em Recife e Natal.

Em 2010 acumulou passagens por palcos do Rio de Janeiro e São Paulo, e no Recife chegou a subir no trio do bloco Galo da Madrugada durante participação especial no Carnaval de 2009. “Fui pro Recife atrás de mercado, e como começou a aparecer uma porção de shows fui ficando”.

O CD “Sem passagem de volta” projetou ainda mais a cantora areia-branquense

Em outubro de 2011 Jaina Elne lançou seu primeiro CD “Sem passagem de volta”, gravado no Recife e no Rio, álbum recheado por músicas de jovens compositores de PE mais uma faixa da potiguar Cristina de Holanda – em março de 2012 o disco foi apresentado em Natal no Teatro Alberto Maranhão.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade