
Neste domingo, 2, os 20.176 eleitores de Areia Branca, sede da 32ª Zona Eleitoral, vão escolher entre quatro candidatos a prefeito quem administrará o município a partir de 1º de janeiro de 2017.
Estão na disputa majoritária os candidatos Toninho Cunha (PHS), Chiquinho Contador (PSDC), Iraneide Rebouças (PSD) e Perboyre Vale (SD).
O vencedor no pleito irá suceder a prefeita Lidiane Garcia (PMN), que assumiu o comando administrativo do município em 17 de maio deste ano, com a cassação pela Câmara Municipal de Areia Branca, do mandato da ex-prefeita Luana Bruno (PMDB), por improbidade administrativa.

A faixa etária dos candidatos é 51 anos e todos cursaram o ensino médio e superior. Toninho tem 43 anos, é casado e além do ramo comercial, tem experiência em administração pública. Perboyre, 49 anos, casado, é bancário e economiário. Iraneide, 55 anos, casada, profissão Agente Administrativo. Chiquinho, 59 anos, casado, exerce a profissão de Contador.
À exceção de Iraneide Rebouças, os outros três candidatos são estreantes na disputa por cargos eletivos. A candidata participou praticamente de todas as campanhas eleitorais realizadas no município nos últimos 20 anos. Seu grupo político milita há mais de três décadas, período em que seu marido, o médico José Alfredo Rebouças (PSD) foi vice-prefeito e prefeito.

Esta é a segunda campanha eleitoral consecutiva que a Iraneide Rebouças tenta chegar à prefeitura. Em 2012, ela foi derrotada nas urnas pela ex-prefeita Luana Bruno.
Mas Iraneide já foi vice-prefeita do município pelo período de sete meses. Em agosto de 2007, o segundo colocado nas eleições de 2004, Ruidenberg Ferreira Souto, “Beguinho” (PSD), assumiu a prefeitura depois que a Justiça Eleitoral cassou o mandato do então prefeito e hoje deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS). Iraneide era a vice de “Beguinho”, que ficou no cargo por sete meses, pois em março de 2008 Souza reassumiu a prefeitura e foi reeleito no pleito eleitoral realizado naquele ano.
