
No dia 2 de outubro, cerca de 170 mil mossoroenses estarão aptos a votar e escolher os novos 21 representantes do Poder Legislativo e o prefeito (a) que comandará os destinos da cidade pelos próximos quatros anos.
A previsão é do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que encerrou no dia 5 de maio o prazo para emissão e transferência do título de eleitor, que levou centenas de pessoas à sede do órgão em Mossoró.
“O número total só teremos no final de maio, mas levando em consideração a evolução dos últimos anos e o último balanço que fizemos, devemos chegar a 170 mil eleitores”, informa o chefe de Cartório da 33ª zona do TRE-RN, Luiz Sérgio Monte.
Concluído o prazo para retirada e regularização do título, o Tribunal agora atualizará o cadastro eleitoral, identificando os eleitores falecidos nos últimos meses e registrando aqueles presos que foram sentenciados (com trânsito em julgado) e tiveram os direitos políticos suspensos, não sendo autorizados a votar até que a pena seja cumprida.
Para o pleito de 2016, o TRE convocará cerca de dois mil mesários em Mossoró. Estarão ainda à disposição dos eleitores 120 supervisores de prédio de votação e também 20 escrutinadores (responsáveis pela apuração dos votos).
A expectativa é que o número de seções supere o das eleições de 2012, quando aproximadamente 400 urnas eletrônicas foram utilizadas na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.
“O processo transcorrerá com tranquilidade, como sempre transcorreu, graças a Deus. Dessa vez não será diferente”, afirma Luiz Sérgio Monte. (Com informações da Assessoria de Imprensa Femurn).