A Prefeitura de Areia Branca, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, está posicionando cones de sinalização em frente ao Mercado Público, entre as ruas João Félix e Francisco Ferreira Souto. Segundo a pasta, a intenção é melhorar o fluxo de veículos no local, considerado crítico e de estacionamento proibido em alguns pontos.
A colocação de cones na extensão da calçada do mercado, sinaliza que é proibido estacionar no local, prática que tem prejudicado o fluxo de veículos, moradores e comerciante locais. A ação faz parte de um estudo realizado pela prefeitura, visando o reordenamento do trânsito da cidade.
A princípio, a ação tem caráter educativo e visa conscientizar a população quanto às mudanças que serão implementadas no trânsito na zona urbana, priorizando os pontos considerados críticos.
Os cones nos trechos citados, têm a função de orientar condutores de que no local não é permitido estacionamento. Diariamente os dois lados da rua, à altura do Mercado Público, eram tomados por carros e motos dificultando a passagem de veículos de grande porte, como ônibus escolar, por exemplo.
Do outro lado do Mercado Público, entre as ruas Barão do Rio Branco e Francisco Ferreira Souto, também carece da atenção do Departamento de Trânsito do município. Sem um espaço adequado para “fazerem ponto”, os proprietários de veículos alternativos, que fazem o transporte de passageiros para Mossoró, são obrigados a estacionar de maneira desordenada, prejudicando quem transita pelo local.
Fotos: Luciano Oliveira