Luciano Oliveira - [email protected]

Cerca de 300 servidores das redes de assistência social de 14 municípios participaram das capacitações

Transformando Destinos realiza novo ciclo de oficinas para redes de cuidado

Capacitação realizada em Caicó

Dando seguimento à proposta de formação dos profissionais dos municípios contemplados com o Projeto Transformando Destinos – Interiorizando a Política Pública sobre drogas, foram iniciadas nessa semana com quatro oficinas realizadas em Macaíba, Nova Cruz, Caicó e João Câmara. Quase 300 servidores das redes de assistência social, saúde e educação de 14 municípios participaram das capacitações. Na próxima semana, o evento será realizado em Mossoró (no dia 20), na sede das Promotorias de Justiça da comarca e envolverá ainda os municípios de Assú, Areia Branca e Baraúna. Já no dia 21, o evento acontece em Pau dos Ferros, finalizando esse ciclo de formação.

O acolhimento das pessoas em sofrimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi o tema das oficinas, e voltou-se à qualificação dos trabalhadores e gestores da rede de atendimento intersetorial com foco no cuidado em saúde mental às crianças e adolescentes com sofrimento psíquico e que fazem uso de drogas.

O trabalho foi conduzido por Melissa Azevedo com o apoio da Coordenação de Saúde Mental do Estado do RN, tendo como expositora Valdiza Nunes de Aguiar Soares. Ela é referência técnica em Saúde Mental Infantojuvenil da Gerência de Atenção à Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Secretaria Municipal de Saúde de Pernambuco e coordenadora de Atenção à Saúde Mental Infantantojuvenil da Gerência de Saúde Mental de Pernambuco e coordena o Fórum Estadual de Saúde Mental Infantojuvenil e o Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil.

Caicó

Pela manhã ocorreu a parte expositiva, e na tarde foi realizada exposição do plano de intervenção elaborado pelos municípios com base na pactuação da oficina ocorrida em 2018.

Em Macaíba, a oficina foi realizada na Escola Agrícola de Jundiaí e envolveu os municípios de São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibú. Em Nova Cruz e em João Câmara, os eventos foram realizados nos IFRNs locais e contaram com a presença de profissionais das redes de serviços das cidades de Canguaretama, Santa Cruz, Santo Antônio, Extremoz, Macau e Ceará-mirim. Na Região Seridó, o encontro foi realizado na sede das Promotorias de Justiça de Caicó e contou com a participação dos municípios de Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.

João Câmara
Macaíba
Nova Cruz
Nova Cruz

Fotos: Divulgação/MPRN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade