Luciano Oliveira - [email protected]

“Tô de Folga”, da Globo, destaca belezas e encantos do paraíso chamado Areia Branca

PONTA DO MEL IIIA bela orla marítima de Ponta do Mel foi destaque no jornalismo da Globo

Gravado no início de novembro do ano passado, foi ao ar, ontem, 28, dentro do Jornal de Hoje, da Rede Globo de Televisão, o quadro “Tô de Folga”, destacando as belezas de Areia Branca. A matéria teve ampla repercussão na cidade e entre os areia-branquenses ausentes, que residem em outras localidades do Brasil.

Leia o texto narrado da reportagem do programa, feita pela repórter Michele Rincón, da InterTV Cabugi, de Natal.

O destino do quadro Tô de Folga é Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A maior riqueza da cidade é também o que mais atrai os turistas: as minas de sal.

De Natal até lá são 330 km pela BR304 e BR310 depois de Mossoró.

Na entrada da cidade já dá pra ver a maior riqueza de Areia Branca: o sal. Com a evaporação da água do mar, o sal vai se depositando nas margens dos tanques. Na cidade, dá pra pegar uma balsa pelo rio Ivipanim e ver as salinas ainda mais de perto.

“Nós estamos aqui numa região, que apesar de litorânea, é quente é seca. Tudo isso favorece pra essa grande produção de sal”, explica Francisco Melo, secretário do Turismo de Areia Branca.

As visitas às salinas são gratuitas nos horários comerciais. Dá pra pegar o sal com a mão e tirar foto ao lado das pilhas.

TERMINAL SALINEIRO NOVA II Porto-Ilha, orgulho da engenharia moderna, único no gênero

Em barcaças são transportadas 1200 toneladas de sal das salinas para o terminal Porto-Ilha. Ao todo, por ano, nas três salinas de Areia Branca, são produzidas 700 mil toneladas. Produto que é consumido tanto internamente quanto exportado.

Areia Branca tem 45 quilômetros de litoral. São seis praias. Só uma é urbana.

Uma das características da praia de Upanema é que nas horas de maré seca é possível andar vários metros mar adentro com a água abaixo do joelho. “É sempre calmo e sempre muito confiável pra gente estar com as crianças”, diz a dona de casa Carla da Silva Santos.

A cidade tem um hotel e dez pousadas com diárias variando entre 60 e 110 reais. É também por lá que se pode fazer uma pausa para o almoço. Os pratos custam de 15 a 30 reais e a especialidade são os frutos do mar.

“A gente pediu um ensopadozinho de búzios, acompanhando uma farofinha e uma macaxeirazinha frita. Estava ótimo”, conta o músico Giovane Azevedo.

As outras praias são isoladas. O charme é ir pela beira-mar. Na praia Baixa Grande o turista fica praticamente sozinho. Na São Cristóvão, o movimento fica por conta dos pescadores.

PONTA DO MEL CRUZES DO FILME Cenário do filme de padre Marcelo Rossi, parte da crucificação de Jesus

De um lado vegetação típica do sertão: algaroba, jurema, cacto. Do outro as belezas do litoral. São essas as características que fazem a diferença nas praias da região.

“Interessante, né? Você percebe nitidamente a vegetação mudando. Mas o principal são as dunas. Elas são um aspecto particular aqui”, comenta o turista Arlindo Flávio da Conceição.

Ponta do Mel foi cenário de filme: “Maria, mãe do filho de Deus”, do padre Marcelo Rossi. A parte da crucificação foi gravada em uma falésia de lá e virou ponto de visitação.

Areia Branca é um passeio perfeito pra quem quer curtir a folga num lugar bem tranquilo. (Com informações da Globo.com/Jornal Hoje).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade