Luciano Oliveira - [email protected]

Titular da Seara vai a Lagoa de Salsa para analisar os últimos acontecimentos envolvendo conflitos de terra na localidade

0185 OKRodrigo Fernandes agendou nova reunião com os agricultores para o dia 11 de fevereiro (Foto: Seara/RN) 

O Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes, esteve reunido com agricultores familiares da comunidade Lagoa de Salsa, localizada no município de Tibau, na última sexta- feira, 10, para realizar um balanço dos últimos acontecimentos envolvendo conflitos de terra na localidade.

Na oportunidade, o Secretário analisou as questões judiciais que cancelavam os títulos de terra entregues pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), aos agricultores, por meio de doação. Agricultores familiares tomaram conhecimento que o agricultor Raimundo João Moreira, autor do mandado de segurança número 2013.020.417-2 ajuizou uma ação judicial objetivando cancelar decisão proferida em processo administrativo que cancelou a matrícula de registro do seu imóvel, sem o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa.

Em decisão liminar, o desembargador Gilson Barbosa designou a suspensão da decisão administrativa de primeiro grau, proveniente da Comarca de Areia Branca e validou a matrícula.00                       Conflitos de terra na localidade foram marcados por inúmeros protestos em 2013 (Foto: Reprodução)

Na ocasião, Rodrigo Fernandes também escutou os agricultores e agendou uma reunião na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Natal, para o próximo dia 11 de fevereiro, cujo objetivo é discutir sobre a desapropriação da área.

Além do secretário, estiveram presentes representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado no RN (FETARN), o Presidente da Associação de Agricultores de Lagoa de Salsa, além de agricultores da região. (Com informações da Assessoria Seara/RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade