Luciano Oliveira - [email protected]

Titular da pasta de geração de emprego e renda apresenta balanço das primeiras ações implementadas para impulsionar o setor

JOCS_T~1_thumb[1] OKO Assessor Técnico de Geração de Emprego e Renda e Capacitação Profissional, Jocsã Cerqueira, já caiu em campo tratando de questões relacionadas à pasta que acaba de assumir na gestão da prefeita Luana Bruno (PMDB).

Ontem, 3, ele esteve se inteirando sobre o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que contempla cerca de 70 alunos de Areia Branca com cursos profissionalizantes, com as aulas sendo aplicadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus de Mossoró.

Segundo Jocsã, cada um desses alunos recebe uma diária no valor de R$ 13,00. Entre os alunos de Areia Branca, a maior parte faz o curso de Auxiliar Administrativo.

Jocsã Cerqueira trabalha a ampliação de programas de geração de emprego e renda

A proposta de Jocsã é buscar mecanismos junto ao Executivo municipal para ampliar o número de vagas para a cidade. Além disso, está vendo a possibilidade das aulas teóricas do pessoal do Pronatec serem ministradas em Areia Branca.

Além deste, Jocsã procurou saber sobre o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja-Fic), na formação inicial e continuada com ensino fundamental, que tem por o objetivo oferecer educação profissional a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular. 

Breve, Jocsã vai à Petrobras conhecer o mecanismo funcional do Projeto Jovem Aprendiz, iniciativa destinada aos jovens que enfrentam problemas com a Justiça. Os beneficiados têm acesso a curso profissionalizante e recebem uma bolsa mensal, como incentivo.

Por último, Jocsã Cerqueira disse que está organizando a questão do Primeiro Emprego e que nos próximos dias estará cadastrando novas empresas para serem parceiras do município na inserção do jovem no mercado de trabalho, por meio do Programa Aprendiz Legal, que ele vai batalhar para ampliar o número de turmas no município.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade