Luciano Oliveira - [email protected]

O plano visa a prevenção utilização racional dos recursos naturais da zona costeira (Foto: Divulgação)

Tibau participa do curso de elaboração do plano municipal de gerenciamento costeiro

O plano visa a prevenção e utilização racional dos recursos naturais da zona costeira (Foto: Divulgação)

O município de Tibau foi selecionado para participar do curso Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro que é de iniciativa da Rede ODS Brasil, realizado por meio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O curso, em sua primeira edição, contou com a participação de 65 inscritos, sendo de 41 municípios de 12 estados costeiros e de todas as regiões costeiras brasileiras dos estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

De acordo com Luiz Nazareno de Souza, secretário de gabinete da prefeitura de Tibau e atual gestor da praia junto ao Patrimônio da União, foi importante a presença do município “com a troca de informações que é de grande valor, porque dá condições às prefeituras para elaboração de seus respectivos planos de gerenciamento costeiro”, ressaltou Luiz Nazareno.

Para a engenheira civil do município, Socorro Michelle Lins Rebouças, que também participou do curso, muitas cidades enfrentam os mesmos problemas em sua região costeira, tais como erosão costeira, em pleno estágio de urbanização e verticalização “e que precisam se organizarem, discutirem, estabelecer um estudo e elaborar seu plano com participação popular”, observou a engenheira.

O curso é ministrado por 21 docentes das mais importantes instituições e que desenvolvem pesquisas nas áreas costeira e marinha do país e vão estudar os mais diversos temas nas dimensões ambiental, social e econômica para aprofundar o conhecimento dos municípios.

“O plano não é um compilado de ações, trata-se de sistematizar metas e ações pensadas a partir de diretrizes e objetivos específicos, criando, por exemplo, instrumentos de prevenção e danos na zona costeira; orientar a utilização racional dos recursos naturais da zona costeira, dentre outras ideias criativas e inovadoras”, salientou Luiz Nazareno.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade