Carretas com materiais chegam ao canteiro de obras, na sede da Codern
A atual reforma e ampliação do Terminal Salineiro de Areia Branca (TERSAB), iniciada em dezembro do ano passado, está com 35% de suas obras concluídas e a previsão para a sua conclusão está mantida para em meados do primeiro semestre de 2011. Caso alcançada este meta de prazo, o TERSAB será o primeiro Porto do país a concluir duas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em tempo recorde. A obra está sendo realizada pelo consórcio formado pelas empresas Construmac, Queiroz Galvão e Carioca.
A ampliação do TERSAB (foto) é a maior obra do próprio terminal desde a sua própria construção, em 1974. Orçada em R$ 175 milhões, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e visa aumentar o pátio de estocam de sal, ampliando sua capacidade de armazenamento dos atuais 100 mil toneladas para 150 mil toneladas. Contempla, ainda, a ampliação do cais de barcaças em 94m; a instalação de mais um descarregador de barcaças (passando a quatro) e; a repotencialização das esteiras, aumentando a velocidade de transferência de sal do terminal para os navios dos atuais 1.500 toneladas/hora para 2.500 toneladas/hora.
Desde 2008, funciona no terminal a repotencialização dos dolphins de atracação. Essa obra, a primeira do PAC portuário a ser concluída no Brasil, permitiu ampliar a capacidade de recebimento de navios do Porto, possibilitando que navios de até 75 mil T.P.B (Tonelada Porte Bruto) atracassem junto à estrutura fincada em alto mar. Antes, apenas navios de até 35 mil T.B.P. tinham condições de atracar.