Luciano Oliveira - [email protected]

Pelo Porto-Ilha Pelo equipamento, passam cerca de 95% de todo sal marinho produzido no Brasil

Terminal Salineiro de Areia Branca tem contrato de arrendamento assinado

O Porto-Ilha está localizado no Oceano Atlântico, a 14 km da costa de Areia Branca (Foto: Codern/Reprodução)

O contrato do arrendamento do Terminal Salineiro de Areia Branca (Tersab), também conhecido como Porto-Ilha, foi assinado na quarta-feira, 17, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, segundo informou o Ministério da Infraestrutura.

O leilão do Porto-Ilha de Areia Branca aconteceu no dia 5 de novembro do ano passado. O contrato com a empresa Intermarítima Portos e Logística tem validade de 25 anos.

Até agora, o terminal era gerenciado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). Pelo equipamento, passam cerca de 95% de todo sal marinho produzido no Brasil.

O porto foi arrendado por R$ 100 mil e deverá receber investimentos de R$ 164,11 milhões nas instalações para compra de equipamentos.

Os investimentos incluem a recuperação do pátio de estocagem, fazendo com que a capacidade do terminal passe de 90 mil para 150 mil toneladas. Também haverá trabalho de dragagem, para o aprofundamento do canal de acesso, segundo o Ministério da Infraestrutura.

O terminal, que é mais conhecido como Porto-Ilha de Areia Branca, está localizado no Oceano Atlântico, a 14 km da costa de Areia Branca e a 330 km de Natal. Foi inaugurado em 1 de março de 1974 e a primeira operação ocorreu em 4 de setembro daquele ano.

Destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente sal marinho, o Tersab tem área de 35.114m². A expectativa de movimentação é de 69,3 milhões de toneladas nos 25 anos.

Outros contratos

Além do Terminal Salineiro, o governo também assinou contrato de concessão do terminal de Suape, em Pernambuco; e do STS 11, em Santos (SP). Todos os contratos têm 25 anos de duração. (Com informações g1 RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade