Luciano Oliveira - [email protected]

Terminal Salineiro de Areia Branca movimentou mais de 1,2 milhão de toneladas de sal em 2013, mostra balanço da Codern

TERMINAL SALINEIRO DE ABRepotencialização do Terminal Salineiro de Areia Branca custou R$ 278 milhões (Foto: Divulgação)

O Terminal Salineiro de Areia Branca, que é administrado pela Companhia Docas do RN (Codern), fechou o ano de 2013 com um saldo positivo no volume de sal embarcado. Em comparação com 2012, o Porto-Ilha conseguiu movimentar um volume 23% superior em 2013, o que se atribui, dentre outros fatores, a medidas administrativas da Companhia para acelerar as operações envolvendo embarque de sal.

Em 2012 o Terminal Salineiro fechou o ano com 997,296 toneladas de sal embarcado. Já em 2013, após fechamento do balanço anual, a gerência administrativa da Codern em Areia Branca constatou um volume significativamente superior ao do ano anterior, chegando à ordem de 1.227 milhão de toneladas de sal movimentado pelo Porto-Ilha, o que acrescenta 229.704 toneladas em relação à movimentação de 2012.

A circulação de navios também cresceu em relação ao ano retrasado. Enquanto em 2012 passaram 38 navios pelo Terminal Salineiro de Areia Branca, em 2013 atracaram no Porto-Ilha 45 navios para embarque de sal.TERMINAL ESSA         Terminal Salineiro fechou o ano com mais de 1 milhão de toneladas de sal embarcado (Foto: Reprodução)

O ano passado foi marcado por um crescimento que não acontecia desde 2008, ano a partir do qual o Terminal experimentou sucessivas quedas na produção e exportação de sal para o mercado interno e externo. A entrada do sal chileno no país e as constantes chuvas verificadas nesse período contribuíram para o desempenho abaixo do esperado, o que foi revertido no resultado da produção de 2013, graças a uma série de medidas tomadas pela Companhia Docas do RN na intenção de retomar o crescimento e recuperação econômica do Porto-Ilha.

“O ano de 2013 representou para a gente um ano de grandes vitórias, entre elas o aumento do volume de sal embarcado, do fluxo de navios de grande porte, acima de 40 mil toneladas, a chegada de novos clientes. Além disso, as perspectivas para este ano de 2014 é que tenhamos esses números ainda maiores”, destaca a gerente do Terminal Salineiro de Areia Branca, Tássyla Talyne.

Ampliação

GERENTE DA CODERN TASSYLA NUNES BARBOSAUma das medidas tomadas pela administração do Porto-Ilha foi a ampliação do Terminal, iniciada em 2009 e finalizada em 2012. Na obra foram investidos R$ 278 milhões, recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, para ampliação da plataforma, do cais de atracação, da capacidade de carregamento e armazenamento e aquisição de equipamentos. “Com esses investimentos a gente teve uma ampliação e vai fazer com que a ilha funcione de maneira completa, trabalhando com todos os carregadores de barcaça e toda a estrutura do Terminal”, afirma Tassyla.

Engenheira Tássyla Talyne, gerente do Terminal Salineiro de Areia Branca

Antes da reforma o Porto possuía uma plataforma com capacidade para 100 mil toneladas de sal, valor que subiu para 150 mil após ampliação. Além disso, o cais de atracação, que antes media 167 metros, hoje possui uma extensão de 267 metros, o que possibilita a atracação de mais navios simultaneamente. Já a capacidade de carregamento da ilha, que era de 1500 t/h (toneladas por hora), passou a ser de 2500 t/h.

Em 2013, para complementar o que foi ampliado, a Codern ainda adquiriu uma pá mecânica de grande porte, um trator de esteira e uma nova usina de geração de energia. Para esse último equipamento funcionar de forma plena o Porto-Ilha está passando por processo de adequação de sua estrutura. Segundo Tássyla, “a usina deve estar em pleno funcionamento até março de 2014, permitindo o funcionamento total da ilha”.

Administração

Além das medidas estruturais, foram tomadas ainda medidas administrativas, através de uma parceria entre a Companhia Docas do RN e o Senai de Santa Catarina. De acordo com o que explica a gerente do Terminal de sal de Areia Branca, um estudo de gestão estratégica elaborado pelo Senai para a Codern apontou uma série de metas que deveriam ser cumpridas pela empresa para que o terminal fosse viável economicamente.

“Passamos por estudos do Senai, em um programa de gestão estratégica, e hoje, para Areia Branca ser viável, a gente teria que ter uma produção de até 115 mil toneladas por mês, e é isso que a gente está conseguindo”, explica a gerente do Porto-Ilha.

Novos negócios

0Presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, diz que para 2014 a expectativa é de mais crescimento (Foto: Divulgação)

O sal que é produzido no Rio Grande do Norte sai do Terminal Salineiro de Areia Branca para três países e para o mercado interno. Os países que compram sal ao Terminal Salineiro são Nigéria Camarões e Canadá. Já no mercado interno, os clientes brasileiros são os portos de Santos, Paranaguá, Porto Alegre, Arraial do Cabo, Vitória e Pará.

Em 2013 o Porto-Ilha de Areia Branca conquistou dois novos clientes, que foram a Salina Diamante Branco e a Salinor. Já para 2014 a perspectiva é que a Ilha receba, já no início desse ano (a partir de fevereiro), mais um novo cliente, que é o Grupo Maranata.

Para o presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo, o resultado da movimentação em 2013 é um reflexo do trabalho realizado por toda a equipe que forma a Codern em Natal e Areia Branca. “Esse ano podemos verificar um crescimento importante para a Companhia. Foram feitos investimentos estruturais e administrativos e isso está resultando em números positivos no Porto-Ilha. E para 2014 a expectativa é de mais crescimento, já que as medidas para impulsionar a nossa produção já foram tomadas”, ressalta o presidente da Companhia. (Com informações da Codern).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade