Luciano Oliveira - [email protected]

O encontro reuniu técnicos da II Ursap e profissionais de saúde do município (Foto: Divulgação)

Técnicos da II Ursap discutem tratamento da infecção latente da tuberculose em Serra do Mel

Nesta terça-feira, 16, técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) visitaram Serra do Mel para discutir a descentralização da notificação da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) e a análise dos dados epidemiológicos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

A ILTB ocorre quando alguém é infectado pelo Mycobacterium tuberculosis, sem sinais da doença ativa. Diagnosticar e tratar a ILTB é crucial para prevenir o desenvolvimento da tuberculose ativa.

A equipe de saúde deve avaliar os contatos de pacientes com tuberculose e oferecer exames de diagnóstico de ILTB a grupos específicos, como contatos domiciliares, crianças, pessoas com HIV e em tratamentos imunossupressores.

No Brasil, aproximadamente 80 mil novos casos de tuberculose são notificados anualmente, com cerca de 5,5 mil mortes. O país lidera esforços globais para eliminar a tuberculose e outras doenças que afetam populações vulneráveis.

Presentes à reunião a referência do Programa de Controle da Tuberculose da II Ursap, Clivaneide Ferreira, a técnica da Vigilância Epidemiológica da II Ursap, Lucélia Jamilla Pereira da Silva Pansard, a técnica do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da II Ursap, Hugneide Ferreira, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Serra do Mel, Sílvia de Lima Soares Câmara, o enfermeiro da ESF, Francisco Ronaldo de Oliveira, o coordenador da Atenção Básica, Luiz Miranda Pinto, e o digitador Robson Luiz de Almeida.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade