Luciano Oliveira - [email protected]

Isabel dos Santos recebeu dose única do Zolgensma em hospital do DF após decisão judicial (Foto: Reprodução/Instagram)

SUS inclui remédio mais caro do mundo no rol para tratar AME

Isabel dos Santos recebeu dose única do Zolgensma em hospital do DF após decisão judicial (Foto: Reprodução/Instagram)

O Brasil fornecerá o remédio mais caro do mundo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em comunicado pelas redes sociais, no sábado, 3, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a inclusão do Zolgensma no rol de medicamento usado para tratar atrofia muscular espinhal (AME).

O Zolgensma recebeu parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS (Conitec), mediante acordo de acesso gerenciado.

“Com isso, o Sistema Único de Saúde do Brasil ofertará as tecnologias mais avançadas para o tratamento da AME. Isso porque o Zolgensma se une ao Nusinersena e ao Risdiplam, tratamentos já incorporados ao sistema de saúde”, detalhou Queiroga.

O remédio recebeu recomendação para ser ofertado a crianças com AME do tipo I, com até 6 meses e que estejam fora de ventilação invasiva acima de 16 horas por dia.

“Fico feliz em dar uma resposta tão importante. A AME é uma doença muito rara, degenerativa, que afeta o neurônio motor, responsável por gestos voluntários vitais para o corpo humano, como respirar, engolir e se mover”, pontuou o ministro Marcelo Queiroga.

O Zolgensma é fundamental no tratamento da doença, que, em sua versão mais grave, pode causar a morte de crianças antes dos 2 anos. A dose chega a custar R$ 6,5 milhões, é produzida por um grupo farmacêutico suíço e promete neutralizar os efeitos da doença, reduzindo a necessidade de ventilação permanente para a respiração da criança, além de ajudar no desenvolvimento motor.

Com informações Bruna Lima, do R7, em Brasília

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade