O superintendente Abraão Júnior (camisa preta, à dir.) veio conversar com os pescadores
A readaptação dos atuais barcos lagosteiros para atuar definitivamente na pesca do atum, foi a principal pauta da reunião de ontem, 17, realizada no Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema, entre empresários do setor e proprietários de embarcações de Areia Branca, Grossos e Tibau com o superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln Júnior.
O presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (Sindpesca), empresário Jorge Bastos, e o gerente de Pesca da Prefeitura de Areia Branca, Ronaldo Vale, também participaram do encontro.
O superintendente Abraão Júnior disse que veio a Areia Branca na tentativa de solucionar o problema que os proprietários de barcos estão enfrentando com a fiscalização, já que eles trocaram a pesca de lagosta pela de atum, mas não possuem licença para exercer a atividade.
A proposta apresentada por Abraão Júnior, é que esses barcos que hoje pescam lagosta e atum se licenciem como barcos atuneiros.
Empresário Jorge Bastos, Abraão Júnior e Ronaldo Vale, gerente de Pesca do município e presidente da Colônisa dos Pescadores Z-08
O superintendente disse que além de acompanhar todo o processo de mudança de atividade dos barcos, ainda facilitará o acesso dos empresários e pescadores a linhas de crédito federais, caso necessitem de recursos para readaptarem suas embarcações.
A reunião foi considerada positiva e hoje, 18, alguns proprietários de barcos estão indo a Natal para se inteirarem mais sobre a proposta.
Fotos: Erivan Silva