Luciano Oliveira - [email protected]

Sucessão municipal em Areia Branca segue nos bastidores, mas com reflexos externos

BRUNO, SOUZA ELEIÇÕES Engana-se quem pensa que a sucessão municipal em Areia Branca está em “ponto morto”. Pelo contrário. Nos bastidores da política local as articulações não param. Imperceptíveis, os entendimentos avançam a galope e se surpresas vierem à tona, ninguém se assuste, pois política é assim mesmo, o imprevisível acontece quando menos se espera.

Bruno Filho é o candidato de “Souza” à sua sucessão

Hoje, no mundo real da política areia-branquense, existe apenas uma certeza: dois candidatos irão digladiar pela cadeira ora ocupada pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP). Haveria possibilidade de ter três nomes na disputa, não fosse a desistência do então pré-candidato a prefeito Francisco Antônio de Macedo (PR) para robustecer a base governista.

A princípio, a tese é de desistência de Macedo em relação à eleição majoritária. Mas pessoas ligadas ao mesmo, afirmam categoricamente que o projeto político idealizado por ele continua de pé.

No governismo é sempre bom lembrar que o nome natural à sucessão do prefeito “Souza” é o atual vice-prefeito José Bruno Filho (PMDB), que conta com o apoio integral do chefe do Executivo e do seu grupo político. De onde, obviamente, sairá o companheiro de chapa de Bruno.

macedo E a oposição? Bem, se comparado à campanha eleitoral de 2008, hoje a oposição conseguiu colocar a máquina dos trilhos. No pleito eleitoral passado eram quatro pré-candidatos a prefeito “brigando” por espaço no grupo. Findaram dois disputando os votos dos próprios eleitores. “Souza”, que já tinha a reeleição garantida, só manteve o ritmo da campanha, trabalhando para ampliar a vantagem sobre o segundo colocado, que no caso foi Macedo.

Macedo desembarcou no governismo alicerçado pelo PR

Agora, o cenário tende a repetir as eleições anteriores, com dois postulantes ao cargo majoritário. Numa situação bem cômoda (em termos de pré-candidatura oposicionista) para a enfermeira Iraneide Xavier Rebouças (DEM) que recebeu de bandeja o comando da oposição no município. Isso, sem sustos, porque não há mais “sombras”, nem “fantasmas” ao seu redor.

A morte do ex-prefeito Expedito Gomes Leonez fez de Iraneide Rebouças a estrela do DEM e único nome com potencial para enfrentar o que vem pela frente. A adesão de Macedo ao governismo deu à pré-candidata a mobilidade que ela precisava para trabalhar seu projeto político junto com o seu grupo.

Iraneide (com Carlos Augusto, marido da governadora Rosalba) herdou o DEM e o comando da oposição

Disso tudo, embora prematuramente, já se pode tirar uma conclusão: em Areia Branca, politicamente falando, um é pouco, dois é o suficiente, três é demais da conta.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade