Luciano Oliveira - [email protected]

Maternidade Dr. Graciliano Lordão, em Parelhas (Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi)

Sobe para 9 número de pacientes que perderam globo ocular após infecção em mutirão de cataratas no RN

Subiu para nove o número de pacientes que perderam o globo ocular após serem infectados por uma bactéria em um mutirão de cirurgias de catarata na cidade de Parelhas, distante 245 quilômetros de Natal.

O número foi atualizado, segundo o município, após uma reunião na manhã de quinta-feira, 17, com os 15 pacientes que foram infectados e tiveram complicações após o procedimento. Até então, havia a confirmação de que oito haviam precisado retirar o globo ocular.

A reunião ocorreu como parte das investigações referentes ao Inquérito Civil instaurado pelo município.

Segundo a prefeitura, dos 15 pacientes que tiveram complicações após as cirurgias de catarata, 9 perderam o globo ocular, 4 fizeram cirurgia de vitrectomia, e 2 estão em casa sendo acompanhados “com boa evolução do quadro, com mais de 80% do quadro infeccioso já solucionado, mas ainda não conseguem enxergar”.

Segundo o município, os pacientes infectados são 8 homens e 7 mulheres, com faixa etária entre 43 a 80 anos.

O mutirão aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão com, ao todo, 48 pacientes de Parelhas. No entanto, das 20 pessoas operadas no primeiro dia, 15 apresentaram endoftalmite, uma infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae.

Com informações g1 RN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade