Além da calçada em formato de barco, igreja matriz terá sistema de iluminação especial
Como parte do projeto Porto da Conceição, a Paróquia de Areia Branca avança com as obras de transformação da parte externa da estrutura da Igreja Nossa Senhora da Conceição, cujo pátio e calçada ganham o formato de um barco.
A mudança da estrutura do pátio e da calçada da igreja é uma alusão aos navegantes, como forma de preservar a tradição dos festejos em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos, cuja festa iniciou na matriz e posteriormente ganhou uma igreja com o nome da santa.
O projeto, na concepção do pároco local, padre Luiz Sampaio, visa adaptar a igreja matriz ao estilo da festa que este ano completou 100 anos.
Desde o ano passado a paróquia tem introduzido nas suas atividades de cunho festivo o projeto Porto da Conceição, que tem como objetivo resgatar os tempos áureos da navegação e efervescência do comércio na área portuária do Cais Tertuliano Fernandes nas décadas de 20 e 30. Ali, era local de embarque e desembarque de navios a vapor, que vinham da Europa, do Porto de Gênova (Itália), Recife e Rio de Janeiro.
O projeto visa resgatar também as festas tradicionais da época realizadas no porto, como pastoril, bailes, serenatas, marujada, o carnaval, o “urso” (que veio com os vaporseiros de Veneza).
Além do inusitado formato de um barco na parte externa, a igreja matriz será dotada de um moderno sistema de iluminação que a tornará um ponto de referência que poderá ser visto e apreciado à distância. À noite, os potentes refletores produzirão um jogo de luzes que dará a impressão que o templo religioso é uma enorme embarcação em movimento.
Veja mais fotos ilustrativas de como será a iluminação da igreja, após as obras da calçada.