Sindicalistas Batista Souto, Lenilson e Ventura vão convocar assembleia geral (Foto: Reprodução)
Na primeira reunião do ano, realizada nesta terça-feira, 16, entre sindicalistas marítimos e diretores da Navenor, não houve unanimidade para a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o biênio 2015-2016. O encontro aconteceu na sala de reuniões da empresa, em Areia Branca.
Participaram da reunião o diretor-financeiro Marcelo Portugal e o advogado Paulo Mário, representantes do Grupo Salinor, com sede no Rio de Janeiro. Sylvio Maia representou Milton Paniagua, superintendente da Navenor, além da secretária Grace Araújo e o advogado Dario Silva e Lima, assessor jurídico dos Sindicatos Marítimos.
Os sindicalistas Batista Souto, presidente do Sindicato dos Mestres de Cabotagem e Contramestres; Lenilton do Vale, presidente do Sindicato dos Aquaviários de Máquinas da Marinha Mercante/RN; e Francisco Ventura, delegado do Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços e Sindicato Nacional dos Taifeiros e Culinários reivindicaram os seguintes benefícios para a categoria marítima que trabalha no transporte de sal para o Porto-Ilha:
REAJUSTE SALARIAL – com data-base em fevereiro
INPC – 7,13% + 1,5 de ganho real = 8,63%
Proposta da empresa:
INPC – 7,1256 + 0,3744 de ganho real = 7,50% %.
Também foram negociados vale-alimentação, gratificação para limpeza de porão, aumento da gratificação para o chefe de máquinas (MNM), gratificações para o cozinheiro, unificação do seguro de vida em grupo para todas as categorias e outros benefícios em favor dos aquaviários.
Como não houve unanimidade entre os sindicalistas e os diretores do Grupo Salinor em relação ao reajuste salarial, os dirigentes sindicais decidiram marcar uma Assembleia Geral Ordinária para o próximo sábado, 20, na sede do Sindicato Nacional dos Marinheiros, localizado na Avenida Deputado Manoel Avelino, próximo à Assembleia de Deus, centro.
Será publicado um Edital de Convocação, convidando os funcionários marítimos da empresa Salinor, para deliberarem sobre a negociação final do Acordo Coletivo de Trabalho 2015-2016.