Nesta quinta-feira, 15, a partir das 14h, acontecerá a terceira reunião entre os sindicatos marítimos e as empresas de navegação de Areia Branca. O local do debate será o salão de reuniões da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern, na foto). Na oportunidade serão discutidas as 23 cláusulas e 15 parágrafos do Acordo Coletivo de Trabalho para vigorar durante o biênio 2010-2011.
De acordo com os sindicatos, a data-base da categoria dos aquaviários no Rio Grande do Norte é 1º de abril. Mas há divergências entre os dirigentes sindicais e os empresários da navegação. Um dos pontos discordantes é em relação ao salário-base, que em algumas categorias é praticado inferior ao salário mínimo.
Outros itens do Acordo que serão debatidos na reunião de hoje, são referentes ao Repouso Semanal Remunerado (RSR), horas extras, Plano de Saúde e vale-alimentação.
Deverão estar presentes à mesa de negociação, representando as empresas marítimas, os empresários e armadores Hélio Borges (HB Navegação); Expedito Vieira Pereira Filho (Procurador da empresa Antônio Carlos Transportes Marítimos); Cleodon Bezerra (Sermapra); F. Maia, acompanhado do Procurador da Salinor, Milton Paniágua, além dos diretores Administrativo e Financeiro da Frota Oceânica, que vieram do Rio de Janeiro para participarem das negociações.
Representando os marítimos, estarão presentes os presidentes das seguintes entidades sindicais: Sindicato dos Aquaviários de Máquinas da MM/RN, Lenilton doVale Souza; Sindicato dos Mestres e Contramestre, Francisco de Assis M. Aurélio; e o Delegado do Sindicato Nacional dos Marinheiros e Moços e também Delegado do Sindicato Nacional dos Taifeiros e Culinários, Francisco Ventura.